Alimentos termogênicos para consumir no inverno!
Agora no frio é comum nosso corpo pedir alimentos que nos esquentam. E se eu contar que dá para usar esse mecanismo usand alimentos termogênicos e emagrecer?
24/05/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Com a chegada do frio, queremos consumir alimentos que nos esquentam, e já imaginou existir alimentos que nos deixem aquecidos e ainda auxiliarem no emagrecimento? Por conta disso, vim conversar com vocês sobre alimentos termogênicos.
Alimentos termogênicos
Esses alimentos podem aumentar o nosso gasto calórico, o intuito de consumi-los é melhorar a eficiência da queima de gordura.
Quando falamos de um alimento que aumenta a temperatura do corpo, ele possui capacidade de auxiliar na queima de gorduras, que consequentemente impacta na redução do percentual de gordura corporal.
Gengibre é um dos alimentos termogênicos
Ele é conhecido pelo seu potencial termogênico, ele aumenta a temperatura do corpo ajudando a gastar mais calorias.
Além disso, estudos mostram que o gengibre ajuda na redução da sensação de fome, o que contribui para o controle do peso.
A melhor maneira de consumi-lo é em receitas doces e salgadas. A raiz pode ser fina ou ralada para ser usada em molhos, refeições orientais, bolos, biscoitos, pães e bebidas quentes.
Pimenta vermelha é um dos alimentos termogênicos
A capsaicina é um componente que está presente na pimenta, e é ela que possui o efeito de “calor” após ser consumida.
A pimenta é capaz de aumentar a temperatura corporal com eficiência, assim ela auxilia acelerar o metabolismo, colaborando na queima de calorias.
A melhor maneira de consumi-la é ela em seu estado mais natural possível. Ela combina bem com as preparações do dia a dia, como carne, frango, peixe, arroz, salada, caldos, molhos e omeletes, por exemplo.
Pode ser inclusa até mesmo em chás quando misturado com suco de limão.
E a canela? Também é?
A canela aumenta a circulação sanguínea e a temperatura do corpo o que faz com que o metabolismo trabalhe mais.
Sua ingestão faz com que o corpo gaste mais calorias.
Além disso, um estudo publicado pelo Clinical Nutrition, a canela pode melhorar os índices glicêmicos e o perfil lipídico de pacientes com diabetes tipo II.
É necessário entender que esses alimentos não possuem a capacidade de gerar um emagrecimento sustentável já que são apenas uma ferramenta auxiliar.
Importante!
O que realmente vai trazer resultado (e garantir a manutenção do peso) é uma dieta adequada alinhada a um programa de exercícios.
Nós aqui do Smart Fit Nutri estamos aqui para te ajudar com a sua alimentação a qualquer momento, basta acessar o nosso app e marcar uma consulta com um de nossos nutricionista.