Sopa de abóbora com carne seca
A sopa de abóbora vai te ajudar a ficar aquecido nesse inverno, além de ajudar na imunidade por ser fonte de vitamina C e E, vem conferir.
30/05/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Sobre a abóbora
Existe uma grande variedade de abóbora no Brasil, mas as espécies mais consumidas são a moranga, japonesa e a cabotiá.
Seus principais nutrientes são vitamina A e C, potássio, magnésio, cálcio, vitamina E, ferro e vitaminas B1, B3, B5, e B6. Ela é uma ótima aliada a dieta já que é um alimento extremamente nutritivo e possui poucas calorias.
Em 100g de abóbora cabotiá temos apenas 38 kcal, já em 100g de abóbora moranga temos somente 29 kcal, por exemplo.
Ela é uma ótima opção para substituir fontes mais calóricas de carboidrato na dieta o que possibilita comer mais e não elevar o valor calórico da dieta.
A abóbora também é rica em fibras, o que ajuda a diminuir o apetite e contribui para um menor índice glicêmico (que é quando existe um menor nível de açúcar no sangue), auxiliando assim o controle do peso.
Benefícios da Abóbora
A abóbora é benéfica para a visão devido a sua quantidade de betacaroteno, composto que nosso organismo transforma em vitamina A. Também atua na melhora do sistema imunológico graças às vitaminas C, E, e os minerais ferro e ácido fólico que contribuem para fortalecer a imunidade, sendo importante agora em tempos mais frios.
Em geral ela é um alimento muito saudável e seguro. Porém, em algumas pessoas, ela pode causar alergia. Como a abóbora é fonte de carboidratos, é interessante não consumir em excesso e ter definido a quantidade exata para sua dieta.
Outra dica importante é que o betacaroteno é melhor absorvido depois de ser cozido, assim, para melhor aproveitamento do nutriente, o ideal é assar com um tipo de gordura saudável, como azeite que auxilia na absorção da vitamina A presente no alimento.
Agora, se o objetivo for aproveitar a vitamina C, como ela é sensível às altas temperaturas, o ideal é consumir crua e ralada.
Benefícios do azeite de oliva
O azeite é o óleo extraído da azeitona e possui diversas propriedades benéficas ao nosso organismo. Possui gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio, aminoácidos e propriedades antioxidantes.
Há diferentes versões de azeite próprias para o consumo: extra virgem, virgem, de oliva e refinado. O mais indicado para o consumo é o extravirgem, que é considerado o mais saudável e tem sabor e aroma bem definidos.
Aqui no Brasil é muito utilizado para temperar saladas, legumes ou carnes, assim como em diversas preparações para ressaltar o sabor dos alimentos. Além disso, o azeite pode ser utilizado para grelhar as carnes, pois é uma gordura que aguenta altas temperaturas.
É necessário se atentar a quantidade que está sendo consumida, já que mesmo o azeite, tendo diversos benefícios para saúde, ainda é uma gordura que possui uma alta quantidade de calorias.
A quantidade de azeite mais indicada, para ser consumida diariamente deve ser de apenas 1 colher de sopa (15 mL) para regar os alimentos após o seu preparo. É claro que isso vai depender da sua dieta e da quantidade que sua nutricionista indicar.
Na hora de comprar um bom azeite no supermercado, escolha azeites que possuem embalagens de vidro escuro de 500 ml para que não haja risco de perda de propriedades depois de aberto.
Uma boa dica é não comprar o azeite pensando somente no preço, mas tendo em conta seus benefícios para saúde.
Além disso, a acidez do azeite não deve ultrapassar os 0,5%. O azeite extra virgem tem até 1% de acidez e por isso é melhor para se consumir.
Dica!
Já conhece o Smart Fit Nutri? Um aplicativo de nutrição pronto para te ajudar com a sua alimentação a qualquer momento.
O melhor de tudo isso é que o aplicativo pode ser usado mesmo por quem ainda não é aluno da Smart Fit, sendo possível fazer consulta nutricional e a medição de bioimpedância.
Baixe agora e agende uma consulta!