Torta de limão fitness
A torta de limão é uma sobremesa querida dos brasileiros e para todas as horas. Nessa receita você pode comer sem culpa por ela ser sem leite condensado.
06/06/2022 ● Tempo de leitura: 5 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Porque incluir a torta de limão na dieta
Essa receita de torta de limão sem leite condensado, é uma opção saudável para quando sentimos vontade de comer um docinho na dieta, mas não vá achando que por ela ser mais saudável ta liberado comer a torta inteira.
Lembre-se que tudo em excesso faz mal, até mesmo alimentos saudáveis.
A farinha de aveia e linhaça utilizada na receita oferece uma grande quantidade de fibras, sendo benéfico para o funcionamento do intestino, no controle de doenças cardíacas e do colesterol.
O limão presente na receita, contém vitaminas, principalmente a C, e minerais como cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio.
Incluir o limão na dieta é uma boa alternativa para aumentar a imunidade. Além de ajudar na produção de enzimas digestivas e a bile, que é uma substância produzida pelo fígado que auxilia na digestão de gorduras.
Além disso, temos a castanha do pará presente nessa receita, que é um excelente aliado da saúde por conter antioxidantes e ser rico em gorduras boas para o coração.
Essa receita além de matar sua vontade de doce, oferece nutrientes bons para nutrir o seu corpo. É um bônus no controle da saciedade e fornece energia para o seu treino.
História da torta de limão
O primeiro relato da torta de limão tem origem no final do século 19, em uma cidade chamada Key West, na Flórida.
Suas origens são desconhecidas, mas a primeira preparação teria sido feita para William Curry, por seu cozinheiro “Tia Sally”.
É provável que Sally fizesse essa receita adaptando de pescados locais já que os alimentos abordo geralmente eram os que não iriam estragar, com isso, limão, ovos, nata e leite condensado era possível ser transportado no navio sem refrigeração e serem utilizados na preparação da torta.
Já outras histórias contam que a criação da torta foi motivada pela guerra civil americana, já que as mulheres com escassos ingredientes precisavam de criatividade para fazer novos alimentos.
Benefícios da linhaça
A semente de linhaça é rica em fibras, contém boas quantidades de ômega 3, vitamina E e magnésio,nutrientes com propriedades relaxantes e anti-inflamatórias.
A fibra presente na linhaça é um tipo de fibra insolúvel que aumenta o volume das fezes e promove os movimentos naturais do intestino, ajudando a prevenir e combater a prisão de ventre.
Às propriedades relaxantes e anti-inflamatórias que estão presentes na semente fornece um relaxamento dos vasos sanguíneos.
Esse relaxamento diminui a inflamação das artérias ajudando a prevenir o surgimento de doenças como pressão alta, aterosclerose (que é uma inflamação, com a formação de placas de gordura e outros elementos na parede das artérias do coração) e infarto.
Existem dois tipos de sementes de linhaça: a dourada e a marrom, que possuem um sabor leve e podem ser encontradas em lojas de produtos naturais ou supermercados.
É uma semente versátil e pode ser adicionada no arroz, em iogurtes, sucos ou saladas.
Ainda é possível utilizar em preparações, como bolos, pães, panquecas e biscoitos.
A melhor forma de consumir a linhaça é usando ela triturada ou em farinhas, porque o intestino não consegue digerir e absorver todos os nutrientes do grão inteiro da linhaça.
Além disso, é importante que ela fique armazenada em um recipiente com boa vedação e protegida da luz, para preservar os nutrientes e não ter oxidação.
A quantidade recomendada para se obter os benefícios da semente de linhaça é de 1 colher de sopa por dia, no entanto, a quantidade adequada que você deve consumir tem que ser indicada por uma nutricionista.
Benefícios da Castanha de Caju
A castanha-de-caju é uma oleaginosa rica em gorduras, a famosa “gordura boa” e traz alguns benefícios para a saúde.
Rica em antioxidantes, minerais como magnésio, ferro, selênio e zinco que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças do coração e anemia, além de melhorar a saúde da pele, unhas e cabelo.
Essa oleaginosa pode ser consumida em lanches com frutas e iogurtes além de também poder ser usada em saladas, ou na forma de farinha em receitas como bolachas, biscoitos e pães.
A castanha de caju também pode ser utilizada na forma de manteiga ou pastas quando triturada.
O consumo da castanha de caju traz benefícios como:
- A prevenção do envelhecimento precoce, com a ação dos antioxidantes.
- Atua na melhora da memória por conter selênio e zinco que são minerais que atuam na proteção e saúde do cérebro.
- Favorece o aumento do colesterol “bom” (HDL) e ajuda a diminuir o colesterol “ruim” (LDL), devido às gorduras boas presentes.
- Controla o açúcar no sangue, já que as fibras da castanha de caju atrasam a absorção dos açúcares.
- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, já que o zinco, e as vitaminas A e E são importantes para a imunidade.
Curiosidade
A castanha de caju mantém a pele bonita, cabelo e unhas saudáveis, isso acontece graças a nutrientes como cobre, selênio e vitamina E.
É importante saber que para obter todos os benefícios mencionados, a castanha de caju deve ser incluída em uma dieta equilibrada.
Ela possui uma grande quantidade de calorias e, por isso, quando consumida em excesso, pode favorecer o aumento de peso.
O ideal é que seja consumida em pequenas porções, em aproximadamente 30 gramas por dia, e, de preferência, sem sal.
Mas o mais correto seria passar em consulta com uma nutricionista, para saber quanto você pode consumir de acordo com as suas necessidades.
Outra curiosidade é que a receita é ótima para quem é vegetariano e vegano.
Vegetarianismo é uma dieta que exclui os produtos de origem animal. Mas, contudo, existem graus de exclusão.
Essa receita, não contém nenhum ingrediente de origem animal, se enquadra em uma dieta vegetariana estrita ou vegana.
Dica!
Já conhece o Smart Fit Nutri? Um aplicativo de nutrição pronto para te ajudar com a sua alimentação a qualquer momento.
O melhor de tudo isso é que o aplicativo pode ser usado mesmo por quem ainda não é aluno da Smart Fit, sendo possível fazer consulta nutricional e a medição de bioimpedância.
Baixe agora e agende uma consulta!