3 dicas para entrar em 2021 de bem com você mesmo
Ano novo, vida (realmente) nova, certo?
18/12/2020 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Quem aí dedica as primeiras semanas de janeiro para uma reavaliação geral da vida? Nada mais propício para uma revisão de metas do que o início de um ano novinho em folha, para colocar em prática tudo aquilo que você gostaria – seja uma vida mais saudável, deixar leitura em dia ou cozinhar com mais frequência.
Seria ótimo, se não fosse TÃO difícil. Um estudo já mostrou que cerca de 77% das pessoas conseguem manter a resolução por uma semana, mas seis meses mais tarde, o índice cai para (pasme!) 46%. Se a maioria de nós não consegue administrar um objetivo por mais de um mês, algo deve estar errado nesse processo.
Conversamos com Joana Carreirão, naturóloga e terapeuta do Zenklub, para descobrir como começar o ano novo mais leve, traçando metas e cumprindo o planejado.
Para entrar em 2021 de bem com você mesmo
Você está fazendo uma resolução do ano novo? Veja como identificar a meta certa para melhorar sua vida, crie um plano para realizá-la (e torne-se parte do pequeno grupo de pessoas que têm sucesso nessa jornada).
1. Escolha a resolução certa
Você dará a si mesmo a melhor chance de sucesso se definir uma meta significativa e factível na mesma medida. Três erros são muito comuns: a) criar uma resolução vaga; b) não ter um plano realista para seguir; c) estipular algo com base no que outra pessoa deseja para você. “Para acertar, é preciso entrar em contato com você mesmo”, diz Joana Carreirão. A reflexão, aconselha a expert, deve ser pessoal e profunda. “Tente entender realmente como foi seu ano. O que aconteceu de bom e de ruim? Quais foram os desafios? Como lidou com cada uma dessas questões?”. Depois dessa imersão, parta para a definição. Sua meta deve ser absolutamente clara, mensurável e relevante.
Lembre-se de que…
Objetivos fitness, por exemplo, raramente são relacionados exclusivamente ao condicionamento físico. Para manter a motivação durante o ano todo, é importante se perguntar por que você está fazendo isso.
2. Permita-se fazer pausas
Um problema que muitos de nós enfrentamos ao colocar resoluções no papel é a expectativa: almejamos a perfeição absoluta, algo simplesmente inalcançável. Inevitavelmente, você vai perder um dia de treino ou esquecer de meditar. Na opinião de Joana Carreirão, mesmo escorregando no primeiro mês, é possível ter sucesso: “É normal se atrapalhar no meio do caminho. O importante é continuar tentando e manter-se firme no objetivo de melhorar dia após dia”.
Lembre-se de que…
Interromper a sequência não significa que o trabalho duro dos dias anteriores foi em vão. Ao contrário: aceitar que, às vezes, você vai precisar de uma pausa vai ser um incentivo para começar no dia seguinte – e de bem com você mesmo.
3. Ajuste a rota
Reveja suas resoluções, caso seja necessário. Algo que fazia sentido em janeiro pode não fazer mais em maio. Ou você percebe que, na prática, seu objetivo inicial não é viável. Talvez tenha de voltar atrás. Em vez de largar a mão de vez, faça ajustes em suas metas conforme o ano avança. Como você muda naturalmente, suas prioridades também devem mudar – seja gentil consigo mesmo.
Lembre-se de que…
Ninguém é perfeito, e sua busca por uma resolução também não será. “Quando falamos em metas para um próximo ano mais leve, sempre encontramos algumas dificuldades. Uma delas é, justamente, manter o equilíbrio entre o que está acontecendo e aquilo que poderá acontecer. Ao planejar nossos objetivos é necessário saber viver o presente e olhar bem para o futuro”, analisa a especialista.
Continue por aqui 🙂
Gostou das dicas para entrar em 2021 de bem com você mesmo? Então, vá para a próxima:
+ Como atingir seus objetivos fitness em 2021
+ Benefícios da meditação e como começar