Pipoca funcional para sua dieta
A pipoca é um alimento coringa. Por ser feita de milho oferece benefícios para saúde e possui poucas calorias, sendo ótima para sua dieta.
15/06/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Como incluir a pipoca na dieta
A pipoca quando consumida de forma adequada pode ser inserida na sua dieta. Por ser de milho oferece também alguns benefícios para a saúde.
Uma xícara de pipoca simples, sem manteiga ou açúcar adicionado, tem cerca de 30 calorias e pode até ser considerada uma aliada de quem está querendo perder peso.
Além disso, a pipoca é rica em fibras que ajudam na saciedade e melhoram o funcionamento intestinal.
Essa receita além de ser gostosa, é fonte de gordura boa e contém temperos naturais sendo fontes de antioxidantes.
A pipoca é ótima para consumir assistindo um filminho ou mesmo um jogo de futebol. Sabendo desses benefícios, agora você pode comer sem culpa.
Benefícios do milho de pipoca
O milho é um cereal rico em antioxidantes e fibras, que nosso corpo não digere e por conta disso auxilia no bom funcionamento do intestino.
Pela alta quantidade de fibras, traz maior saciedade e auxilia no emagrecimento. Além disso, a fibra ajuda na redução do colesterol, pois diminui a absorção das gorduras que podem estar presentes nos alimentos.
Ele também é um alimento rico em carotenoides, o que define sua cor amarelada. Tem vitaminas que ajudam na proteção do organismo e fortalece nosso sistema imunológico, assim, evitando gripes e resfriados.
O alimento também oferece boas quantidades de vitaminas B1 e B3, assim como de minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.
Um ponto interessante é que o milho não contém glúten. Podendo ser consumido por quem tem doença celíaca — que é uma intolerância permanente ao glúten.
A farinha de milho inclusive, pode substituir a farinha branca em preparações como pães, bolos, biscoitos e tortas.
O milho é um alimento versátil e multifacetado, quando em formato de grão seco, é considerado um cereal e quando fresco, se denomina como legume.
Por ser versátil faz com que o milho esteja presente em diversos pratos como o curau, na pamonha e na canjica que são marcas da culinária brasileira e das típicas festas juninas.
Além disso, uma curiosidade sobre a Festa Junina e a Festa de São João é que o nosso querido milho tem lugar de destaque e é símbolos dessa época do ano.
E, por falar em milho, sabe o que também faz um sucesso danado nesse arraial todo? A nossa adorada pipoca, é claro!
Benefícios da cúrcuma
A cúrcuma costuma ser muito usada em forma de pó para temperar carnes ou legumes. Ela também pode ser utilizada para dar um sabor a mais na pipoca ou em chips caseiros.
Ela tem uma ação antioxidante que é o principal motivo pelos quais as pessoas amam.
Mas a cúrcuma também é usada como remédio natural, pois auxilia em problemas gastrointestinais.
É utilizada também para tratar resfriados, por isso surgiu o tão famoso shot de cúrcuma com própolis e limão.
Essa raiz é muito conhecida por conta do efeito antioxidante e anti-inflamatório que possui, porém, que auxilia na saúde do nosso cérebro e coração.
Ela pode ser prescrita como tempero incrementando as receitas, mas também pode estar presente em formato de suplementação para ajudar prevenir inflamações e o estresse oxidativo.
Benefícios do alecrim
O alecrim é rico em compostos flavonoides, terpenos e ácidos fenólicos que lhe proporcionam propriedades antioxidantes.
É conhecido pelo seu sabor, aroma e pelos seus benefícios para a saúde como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço frequente, além de favorecer o crescimento do cabelo.
Outra função do alecrim é a de ajudar a aliviar tosse, gripe e problemas respiratórios mais sérios, como é o caso da asma.
O alecrim também pode ser usado no tratamento de vários problemas de saúde, graças ao seu efeito antisséptico, depurativo, anti espasmódico, antibiótico e diurético.
Formas de consumo do alecrim
O alecrim pode ser ingerido tanto na forma in natura, como tempero, em pó ou ser passado na forma de óleo.
Gestantes podem consumir o alecrim como tempero. Porém, por falta de evidência quanto à segurança, não deve ser consumido na forma de chá, pois ele pode causar contrações uterinas.
O alecrim na forma de tempero combina com carnes suínas, peixes e frango, assim como em sopas, molhos à base de tomate ou para aromatizar o azeite de oliva.
Para as mulheres que sofrem no período menstrual com intensas cólicas, consumir o chá de alecrim melhora a circulação sanguínea e ajuda como um remédio para aliviar as dores.
Vale destacar que, além dos benefícios no período menstrual, a melhora na circulação do sangue também faz com que a pressão arterial fique equilibrada.
Outra forma de consumo, é na forma de óleo essencial. É conhecido pelas suas propriedades antissépticas, analgésicas, anti depressivas e estimulantes.
Atua no sistema circulatório e age como um estimulante da memória e da circulação, por isso é útil na fadiga mental e física.
Sua forma de uso não é na ingestão, as melhores formas de uso são difusão aérea, inalação, compressas, banhos e massagens.
Contudo, o método mais adequado a ser definido de acordo com a prescrição do médico ou profissional especialista, levando-se em conta a substância a ser utilizada.
Vale lembrar que só uma nutricionista é a profissional mais indicada para te indicar a quantidade que você pode comer e quais os melhores momentos dentro da sua rotina.
Dica!
Já conhece o Smart Fit Nutri? Um aplicativo de nutrição pronto para te ajudar com a sua alimentação a qualquer momento.
O melhor de tudo isso é que o aplicativo pode ser usado mesmo por quem ainda não é aluno da Smart Fit, sendo possível fazer consulta nutricional e a medição de bioimpedância.
Baixe agora e agende uma consulta!