“O crescimento pessoal e profissional na Smart fit mudou a minha vida”
Conheça a história de Andrezza Bueno, Gerente de Expansão para América Latina
07/07/2021 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
A história da paulistana Andrezza Bueno com o Grupo Smart Fit / Bio Ritmo é longa – começou há 15 anos! Mas, ela não é do tipo que se acomoda, não, e a carreira é a prova disso: já foi recepcionista, professora de musculação, líder de unidade até fora do país. Quer saber detalhes dessa jornada de sucesso? Então, é só rolar a página.
“Eu comecei a trabalhar no Grupo Smart Fit / Bio Ritmo em 2006. Sim, faz tempo! Eu queria muito trabalhar em academia e achei que faria sentido dar esse passo porque já dava aulas de dança do ventre e alongamento – sou formada em dança. Eu também dançava numa banda. Pesquisei no Google ‘maior academia de São Paulo’ e o primeiro resultado foi, justamente, Bio Ritmo. Passei em uma unidade da rede e deixei meu currículo. Fui chamada para o processo seletivo e consegui a vaga de recepcionista! Para mergulhar de vez nesse mundo, também comecei a faculdade de Educação Física. Batalhei muito para conseguir o meu diploma.
Um tempo depois, fui promovida a caixa e, em seguida, a gerente-assistente. Nesse época, recebi uma proposta para trabalhar em Londres, em uma escola de dança. Sempre fui muito pé no chão e decidi continuar no Brasil – a verdade é que eu adorava meu trabalho na Bio Ritmo e almejava dar aulas de ginástica. Em 2009, dei o primeiro passo nesse sentido: comecei como professora de musculação. Percebi que tinha muito prazer em ver as pessoas se realizarem através do meu trabalho.
Na liderança
Eu estava há dois anos na posição e queria algo mais. Se tem uma característica minha que posso ressaltar é que gosto de mudanças. Não curto essa história de fazer a mesma coisa por muito tempo. E a empresa me proporcionou isso! Sempre sinalizei aos líderes o que eu aprendia e perguntava pelos próximos desafios.
Em 2012, resolvi aplicar para uma vaga de gerente de uma nova unidade da Smart Fit, outra marca do grupo que estava em franco crescimento. Abracei a proposta low cost e me empenhei na construção de uma companhia humana, participando ativamente de reuniões para estabelecer a cultura que temos hoje. Fui líder de duas unidades e essas experiências foram muito enriquecedoras.
O intercâmbio
Até que uma oportunidade surgiu, alguns anos depois: um convite para trabalhar no Peru. O foco seria implementar a cultura da Smart Fit no processo de expansão da Smart pela América Latina. O responsável pelo projeto achou que essa missão tinha a minha cara e me propôs um intercâmbio sem tempo definido. Fiquei lisonjeada e um pouco preocupada, afinal, eu não sabia falar espanhol e precisaria dar a resposta em menos de 24 horas. Mais do que um desafio profissional, seria um teste pessoal também. Eu sairia da casa dos meus pais para um país completamente diferente, sozinha. Pensei: vamos nessa!
Chegando no Peru, sem saber uma palavra no idioma local, assustei. Mas eu tinha uma missão a cumprir, implantar nossa marca e cultura através da liderança. Eram apenas três unidades e eu queria que desse tudo certo. Fiz a minha primeira reunião totalmente em português, mas estava interessada mesmo era na história desses colaboradores. Eu precisava de pessoas apaixonadas pela empresa, que estivessem dispostas a fazer o negócio dar resultados e crescer – e encontrei! Tivemos percalços, mas conseguimos montar uma equipe diversa e aplicada. Além disso, me organizei para ministrar workshops especiais para recepcionistas, professores e líderes para que o atendimento também evoluísse. Meu escopo era abrangente, eu fazia de tudo um pouco, treinamentos, recrutamento, gestão! Me esforcei e aprendi a falar espanhol no dia a dia, exercitando no trabalho e escutando músicas. Foi uma experiência única porque tive que me adaptar.
De volta ao Brasil
Mais uma vez, aquela vocação para mudança bateu! Voltei para o Brasil depois que a empresa me ofereceu uma vaga de líder regional de franquias em Curitiba. As coisas aconteceram meio rápido, quase não pude me despedir da equipe peruana. Me joguei na operação do Sul do Brasil, já de olho no que viria pela frente.
Hoje, já estou em outro cargo: ano passado, surgiu a chance de aliar meus conhecimentos comerciais e operacionais como Gerente de Expansão para América Latina. Precisavam de uma pessoa com o meu perfil. E estou feliz porque enxergo muitas possibilidades de crescimento e de valorização do meu trabalho. Eu me reinvento a cada dia para acompanhar todas as mudanças que a empresa já passou ao longo do tempo.
Depois de tantos anos trabalhando e me dedicando, não enxergo a Smart Fit como uma empresa que oferece atividade física, apenas. É um lugar que transforma pessoas – sou uma delas. Sou muito grata.”
Gostou? Então continue por aqui 🙂
- Ela é musa das passistas de uma escola de samba, influenciadora digital e professora de ginástica da Smart Fit. Conheça Bruna Santana!
- Já Lorena de Lima Arcanjo foi aluna e trabalhou no balcão de atendimento. Depois de uma passagem pelo escritório, foi colocar o que aprendeu na prática como líder de unidade em Brasília.
- Wagner Ferreira começou como professor de musculação e hoje gerencia os produtos digitais da Smart Fit.