Será que fazer HIIT atrapalha o ganho de massa muscular?
Algumas dicas para conciliar os treinos e atingir ótimos resultados
27/08/2021 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Ganhar massa muscular não é tão simples quanto se imagina. Construir um corpo forte e tonificado é um processo longo e depende de uma série de fatores – genética, peso, altura, idade, apenas para citar alguns. Além disso, pouca gente sabe que, nessa hora, o importante não é levantar peso, mas gerar força.
Afinal, o que é HIIT?
O HIIT (high intensity interval training ou treino intervalado de alta intensidade) é um treino com momentos curtos de exercícios de alta intensidade intercalados com períodos de recuperação. Em um treino tradicional, você faz tudo de uma vez e descansa apenas no final.
A ideia é ir variando a intensidade. Thiago Moreira, gerente técnico da Smart Fit, exemplifica: “Você faz exercícios durante 45 segundos em alta intensidade – uma corrida em ritmo rápido. Depois, reduz a velocidade drasticamente e caminha por 15 segundos”.
Os principais objetivos desse tipo de treinamento são a melhora do condicionamento físico e o emagrecimento, mas os benefícios do HIIT vão muito além. A rotina de treinos dá um gás na capacidade cardiorrespiratória, proporciona o ganho e o fortalecimento de músculos.
Quero ganhar músculos. Posso fazer HIIT?
Pode! O treino HIIT não atrapalha o ganho de massa muscular se o volume e intensidade forem satisfatórios. Thiago dá uma dica: “A recomendação é fazer a aula de HIIT em um horário distante do treino de musculação”. Para conciliar os estímulos da maneira correta, faça o treino intervalado pela manhã e puxe ferro à noite ou vice-versa.
Conheça o treino HIIT com Samir Goulart
Dica extra!
Além dessas dicas, você também pode contar com o Smart Fit Coach, app que oferece um consultor online de treino, focado no seu objetivo e condicionamento físico, para mais resultados, dentro da sua rotina. Conheça!.