Artes da Maré, projeto patrocinado pela Smart Fit, oferece eventos para a comunidade
A intensa programação inclui mostras, oficinas, shows e espetáculos de dança e teatro
30/08/2021 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Aberto em 2009 em um galpão próximo à Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, o Centro de Artes da Maré, apoiado pela Smart Fit, é um espaço de referência em cultura voltado para a comunidade da Maré e que atrai público de diferentes partes da cidade e do mundo para assistir seus espetáculos e apresentações.
Ele é fruto de uma parceria entre a Companhia de Danças Lia Rodrigues e a Redes Da Maré, instituição que elabora projetos para a garantia de direitos dos 140 mil moradores do complexo de pequenos bairros e favelas – um dos maiores conglomerados de comunidades humildes da capital fluminense.
“O Centro de Artes da Maré é o eixo da Redes da Maré que atua na garantia do acesso da população à arte, cultura, memórias e identidades”, explica a coordenadora Pâmela Carvalho.
Ensinando arte
Diversas aulas de dança, teatro e até de yoga são oferecidas para os moradores da região, levando o contato com a arte para além do consumo, mas também para a prática.
“Somos também um centro cultural especializado em dança. A Escola Livre de Dança da Maré tem uma programação com aulas de segunda a sábado. Além disso, temos um projeto que a gente chama de ‘Núcleo 2’, de formação intensiva, em que um grupo de jovens da Maré recebe uma formação intensa, ganhando uma bolsa mensal para se tornarem profissionais na área”, conta Pâmela. “Desses jovens, vários acabam ingressando em faculdades de dança e até trabalhando como bailarinos fora do Brasil.”
É o caso da bailarina Karoll Silva, criada na favela da Selvinha e que se formou na Escola Livre de Danças da Maré. “Tenho uma história longa com a Redes da Maré. Me formei como bailarina pelo Centro de Artes e o fato das aulas serem oferecidas gratuitamente me possibilitou aprofundar muito meu conhecimento para chegar onde estou”, conta ela que, aos 21 anos, entrou e se formou como Bacharel em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Hoje, Karoll coordena a Escola Livre de Dança da Maré. “É um enorme prazer ter o privilégio de retornar ao espaço onde me formei e poder contribuir como educadora”, conta.
Programação especial
Além das aulas, o Centro também fornece e convida a comunidade a assistir e participar de diversas apresentações.
“A gente tem uma programação de oficinas, peças de teatro, cineclubes e outros eventos. Um exemplo é a Mostra Maré de Música (que no momento está acontecendo de forma online, assim como todas as aulas). Nele, já recebemos Letrux, Duda Beat, Tico Santa Cruz, e vários nomes da música nacional”, conta Pâmela.
Smart Fit + Artes da Maré
A Smart Fit acredita que a arte e o esporte são capazes de transformar a realidade de pessoas pelo Brasil, por isso, apoia diversas ações sociais com o objetivo de levar essas vivências a todos. Com o patrocínio da Smart Fit, o Artes da Maré se mantém em atividade e garante que a comunidade da região tenha acesso à arte de diferentes tipos. Para saber mais, visite o site do projeto.