11 sinais pouco óbvios de ansiedade
Aquela sensação de “coração na boca”, com os batimentos acelerados, não é o único indicativo de que você está passando por uma crise
29/11/2021 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
O Brasil é o país com mais pessoas ansiosas do mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 9% da população por aqui convive com o transtorno de ansiedade.
A verdade é que todos experimentamos esse sentimento por atividades específicas — como falar em público, por exemplo —, mas quando ela é muito presente em ações rotineiras, você pode estar no grande grupo citado acima.
E, se acha que esse papo não é com você porque não está com sensação de taquicardia com frequência, pense de novo. Existem alguns sintomas sobre o transtorno que você pode não conhecer.
Os psicólogos Fabian Cândido Capeletti e Yuri Florindo, do Zenklub, plataforma de orientação psicológica online, falam sobre alguns deles:
1. Dificuldade de concentração
Você acha difícil bloquear as distrações e focar em uma tarefa? Esse é um sintoma comum de ansiedade. Pode ser que você esteja lidando com pensamentos intrusivos ou talvez sua mente pareça obstruída. Quando estamos lutando contra a ansiedade, nossos corpos entram em modo de “luta ou fuga”, o que significa que estamos em alerta máximo, então fica difícil relaxar o pensamento para que ele lide com um afazer por vez.
2. Problemas de pele e cabelo
Se você já convive com uma doença de pele como acne, psoríase ou eczema, a ansiedade pode fazer com que ela piore. Isso se deve aos hormônios do stress que são liberados: eles estimulam as glândulas da pele e couro cabeludo e vemos o agravamento dessas doenças. “A ansiedade não é a causa mas funciona como o principal gatilho para a piora dessas condições”, explica a dermatologista Gina Matzenbacher, que também conta que o transtorno prejudica a barreira cutânea, levando a condições inflamatórias e a hábitos como coçar insistentemente a pele, ocasionando feridas e, no caso do couro cabeludo, dermatite seborréica e até a queda de cabelo.
3. Espirais de culpa
Se um amigo distante te manda uma mensagem no WhatsApp dizendo que está com saudades, você responde normalmente ou sente-se culpado por não estar dando atenção suficiente àquela relação? Se isso te incomoda a ponto de você não conseguir nem mesmo responder, mas fica pensando nisso até horas depois, esse também é um sinal de ansiedade.
4. Calafrios
Calafrios são sintomas de ansiedade comuns, embora raramente falados. Quando nosso corpo entra em modo de “luta ou fuga”, explicado acima, isso provoca uma mudança rápida na temperatura do corpo, o que pode resultar em calafrios.
5. Controle excessivamente
O comportamento de controle (querer saber com antecedência todos os detalhes do passeio antes de sair com amigos ou ficar acompanhando o que os colegas de trabalho estão fazendo em um projeto, por exemplo) pode ser sua ansiedade falando. Supervisionar cada detalhe pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado em relação a situações desafiadoras, mas se isso estiver afetando suas relações, procure ajuda.
6. Problemas para dormir
Da mesma forma que pensamentos intrusivos podem nos impedir de nos concentrar durante o dia, uma mente ansiosa nos mantém acordados à noite.
7. Irritabilidade
Como já falamos: ansiedade nos coloca no modo de “luta ou fuga”. Quando estamos no modo de ‘luta’, somos menos capazes de controlar nosso temperamento ou responder a situações estressantes com calma. Você pode reagir de forma exagerada a uma situação que normalmente não o incomodaria.
8. Procrastinação
Continuamente adiando um trabalho ou tarefa? — Quem nunca? A preocupação com algo geralmente nos leva a evitar aquela coisa mas, se você está sempre adiando tarefas (seja do seu trabalho, do estudo, de casa ou mesmo de relações interpessoais), tente entender o motivo.
9. Perfeccionismo
Talvez você se preocupe que as coisas que você produz nunca serão boas o suficiente ou quer atender às expectativas de outras pessoas. Com isso, você constantemente critica seu trabalho. Nem todo perfeccionismo é sinal de ansiedade, mas esse pode ser um sintoma dela.
10. Nunca dizer não
Todos nós nos sentimos compelidos a dizer sim de vez em quando, por educação, mas querer agradar o tempo todo pode originar-se de uma situação de ansiedade, pois você se sente preocupado em desapontar os outros.
11. Problemas gastrointestinais
Cólicas estomacais, prisão de ventre, gases, inchaço… A conexão intestino-cérebro é um sistema complexo e delicado. Quimicamente conectados por meio de neurotransmissores, o que está acontecendo em nossas mentes pode afetar diretamente nosso intestino. “Por isso, é importante uma abordagem global, avaliando se as duas patologias [gastrointestinal e psicológica] estão somadas e, caso sim, o tratamento para ansiedade é fundamental para a melhora dos sintomas gástricos”, explica a gastroenterologista Tabata Cristina Alterats Antoniaci.
Leia também
Dica extra
E aí, quantos desses sintomas você conhecia? A saúde mental é tão importante quanto a física! Então, não hesite em procurar ajuda profissional. Também é importante manter uma alimentação saudável, curtir momentos de lazer e praticar exercícios físicos – e nisso, a Smart Fit pode te ajudar.