Dia difícil? Experimente essas técnicas para aliviar a tensão
Você não precisa sentir o ombro tenso e a cabeça a mil. Profissionais ensinam 2 maneiras fáceis de relaxar usando a respiração
13/01/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Trabalho, estudo, casa, relacionamentos, pandemia… De acordo com estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 80% da população brasileira ficou mais ansiosa ou tensa durante a pandemia. Ficamos, inclusive, bem acima da média mundial, que foi de 30%. Isso está ligado tanto ao medo da doença, quanto ao de perder o emprego, problemas em relações e até mesmo ao aumento da carga de trabalho.
Todos temos dias difíceis, é verdade. O problema é quando não tratamos essa tensão, o que pode levar a sintomas que se manifestam no corpo. A pesquisa citada acima é um exemplo disso. Segundo ela, 63% dos brasileiros afirmam ter sintomas somáticos como preocupação, dificuldade em executar tarefas do dia a dia e angústia.
Por isso, convidamos duas psicólogas do Zenklub, plataforma de orientação psicológica online, para indicar técnicas para quando temos dias mais difíceis.
Prepare-se para relaxar!
Soltar o peso
Para essa técnica, você pode sentar ou deitar. Pode ser no sofá, na cama ou até na cadeira do trabalho. “O importante é que você esteja confortável e consiga soltar seu peso”, explica a coach Luciana Vilaverde Schmitt, formada no Instituto Brasileiro de Coaching. Abaixo ela ensina o passo-a-passo:
- Inspire pelo nariz e solte pela boca, sem pressa.
- Certifique-se de não ser uma respiração lenta demais, que pode gerar ansiedade. Faça no ritmo que ficar confortável para você.
- A cada expiração, vá deixando o corpo pesar mais sobre a cadeira ou cama.
- Imagine que está fazendo um escaneamento, separando as partes do corpo aos poucos:
- Expire e solte a tensão do topo da cabeça…
- Expire e solte a tensão da testa…
- Expire e solte a tensão da mandíbula…
- Expire e solte a tensão do pescoço…
- Vá seguindo até soltar o corpo todo.
“São apenas alguns minutos em que você deve deixar de lado qualquer compromisso e simplesmente relaxar”, finaliza a coach.
Separar esse momento só para você vai fazer com que não leve a tensão do dia para a cama, o que impediria um sono tranquilo e poderia levar a uma piora da sensação pesada no dia seguinte.
7 em 7
A técnica indicada pela psicóloga Kárem Duarte, também do Zenklub, começa com um banho. “Um passo importante para se desligar é tomar um banho morno e trocar as roupas do trabalho por roupas confortáveis. Isso ajuda o cérebro a entender que você mudou de cenário ou contexto”, explica.
Em seguida, separe 15 minutos para fazer os seguintes passos:
- Coloque um som ambiente que te tranquilize. Pode ser um som de chuva caindo, de mar, pássaros…
- Em um lugar tranquilo, sem muitos estímulos diferentes da música, sente-se em uma cadeira, de modo que seus pés fiquem plantados no chão.
- Feche seus olhos e procure se concentrar na música.
- Inicie agora os movimentos de respiração: faça três ciclos de cinco respirações profundas.
- Inspire pelo nariz, enchendo os pulmões de ar e contando mentalmente até 07.
- Expire, contando mentalmente até 07 novamente.
- Após os cinco ciclos de respiração, tente se concentrar no som ambiente novamente por pelo menos três minutos.
- Enquanto isso, procure esticar os seus músculos faciais próximos a boca, forçando um sorriso.
“Sorrir em um estado relaxado pode contribuir para equilibrar hormônios da felicidade, ajudando na diminuição do estresse e tensão”, ensina Kárem.
E aí, bora testar? Vale sempre lembrar que exercícios físicos, como o alongamento, também são ótimos para ajudar a relaxar.