Nada de ficar parado, mesmo com o friozinho chegando! Conheça os benefícios dos exercícios no outono
A queda da temperatura pode dar aquele empurrãozinho a mais nos resultados dos seus exercícios
15/03/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Com a chegada do outono e inverno, estações mais frias, é muito comum a vontade de ficar na cama mais uns minutinhos aumentar e parecer difícil marcar presença na academia. Mas a gente tem uma dica importante aqui: esse é exatamente o momento em que você deve ir.
Benefícios de praticar exercícios no frio
Com o clima mais fresquinho, nosso corpo quer tentar se aquecer… e aí já dá para saber onde a gente quer chegar, né? Queimamos mais calorias. Por isso, outono e inverno são estações que trazem um clima ideal para se exercitar. E esse é só o começo dos benefícios dos exercícios no outono.
Segundo o Hcor, colocar o corpo em movimento quando a temperatura estiver mais baixa também diminui as chances de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.
E não para por aí! O friozinho deixa a gente com mais fome. Esse aumento do apetite acontece porque o corpo acelera o metabolismo para manter a temperatura, melhorando as chances de resultados na academia! Mas não pode contar só com essa ajudinha que o frio traz, hein? Também é importante manter uma alimentação balanceada e adequada.
Dicas para praticar exercícios físicos quando estiver mais frio
1. Ao praticar exercícios no outono, não deixe de lado o aquecimento e o alongamento!
Quando nosso corpo está em repouso e o clima ameno, fica mais difícil alcançar a temperatura ideal para a prática de exercícios. Por isso, é muito importante contar com a ajuda do aquecimento e do alongamento, e evitar qualquer dor de cabeça!
2. Fique atento aos horários!
Já que está mais fresquinho, e as atividades físicas ao ar livre são mais convidativas. Por isso, Guilherme Micheski, gerente de departamento técnico da Smart Fit, explica: “é importante não escolher horários próximos ao meio-dia, porque o calor ainda é forte. Também fique atento às chuvas; ao anoitecer é um horário bastante indicado, principalmente para exercícios cardiorrespiratórios, como corridas”.
3. Hidratação (nunca pode esquecer!)
Não é porque agora está mais frio que o seu corpo deixou de perder água pela transpiração. Mesmo durante a prática em clima mais ameno, é muito importante atentar-se a hidratação.
4. As roupas devem continuar sendo leves!
Mesmo que esteja mais frio e o seu primeiro impulso seja se agasalhar, para as práticas ao ar livre é melhor optar por roupas leves, com tecidos como poliamida. Isso porque, quando abafamos o nosso corpo, acabamos eliminando sais minerais em excesso, o que não é nada saudável.
5. Faça da motivação a sua melhor amiga!
Sabemos que, no outono e no inverno, a preguiça pode derrubar até o atleta mais dedicado, mas a nossa saúde e os bons resultados vêm quando mantemos a frequência o ano todo, não só quando está mais calor. Ficar parado quando o clima está mais ameno pode fazer com que o seu metabolismo fique mais lento e você aumente o consumo de calorias sem gastá-las. Foque nos seus objetivos e mantenha o movimento!
E como última dica, Guilherme Micheski acrescenta: “faça o que você gosta, faça o que te dá prazer e te entrega resultado”. Afinal, essa é a melhor maneira de manter a motivação, não é?