Consistência X Perfeição: qual o melhor para seu objetivo fitness
Será que é melhor ir 2 vezes por semana sempre ou tentar ir 5 vezes por semana, mesmo que sem consistência?
24/03/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Pode reparar: sempre que você chega em uma academia nova, umas das primeiras coisas que o instrutor te pergunta é: “quantos dias na semana você tem disponível para treinar?”
Ele não vai te falar que o ideal é ir 5 ou 6 dias. Isso porque, mesmo que você só tenha 2 disponíveis, criar uma rotina que vai te possibilitar ter a consistência é o ideal.
Quando se trata de exercício, a consistência é muito mais importante do que a perfeição. E o professor do departamento técnico da Smart Fit Guilherme Micheski explica o porquê.
O que é homeostase e o que ela tem a ver com seu treino?
Homeostasia ou homeostase, vem do grego “homeo” (“igual”), e “stasis” (“estático”) e é a condição de estabilidade do organismo.
“Para vermos resultados na parte física, você precisa quebrar a homeostase que ele se encontra agora, e ela é quebrada através do exercício físico planejado”, diz Guilherme.
“Quando acontece somente uma proposta de atividade física isolada, isso não tira o corpo da homeostase. Ou seja, a consistência faz parte da estratégia de treino para que a gente tire o corpo de um platô e gere um resultado físico.”
Além disso, tem também o lado motivacional da consistência: “quando você torna o exercício um hábito, você vai sendo nutrido de uma série de descargas de hormônios que trazem o bem-estar e uma sensação de confiança, de satisfação.”
Por que a consistência vence a perfeição
Para a maioria das pessoas, mudanças drásticas não são sustentáveis. Quando você trabalha para melhorar um hábito aos poucos, podemos enraizar mais profundamente esses novos hábitos saudáveis em nossos cérebros e nossas rotinas diárias.
A narrativa muda de “culpa, medo e pressão”, para “realização”, recebendo sentimentos de prazer, realização e positividade.
Considere isto:
1) Pequenos esforços se somam. Envolver-se em 2 ou 3 treinos curtos por semana renderá mais a longo prazo do que um treino de 60 minutos a cada duas semanas porque você está desmotivado com o grande volume.
2) Progresso lento ainda é progresso. Você estará construindo um hábito que o manterá se exercitando no futuro. O progresso lento estabelece uma base para mais progresso, quando seu estilo de vida puder acomodá-lo.
3) Agir gera motivação. Em vez de se preocupar tanto com o conteúdo do seu treino, crie o hábito de simplesmente aparecer. Se você só conseguir fazer metade do seu treino hoje, está tudo bem! É um passo para você chegar lá!
Está começando agora? 80% de consistência é seu objetivo inicial!
Forneça a si mesmo uma linha de base para alcançar todas as semanas. Se você ultrapassar 80% de consistência com seu plano, isso é ótimo!
Tudo bem se você não conseguir ir um dia ou outro do combinado, mas o objetivo é não ficar abaixo de 80% de consistência para ficar em equilíbrio e no caminho certo para seu objetivo, combinado? Então bóra começar!