Como os exercícios físicos podem ajudar a minha saúde mental?
Confira alguns dos benefícios que os exercícios físicos trazem para a nossa vida, principalmente para a saúde mental!
18/04/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Que os exercícios físicos podem te ajudar em uma vida mais saudável você já sabe, mas se você anda precisando dar aquele “up” na sua saúde mental, eles são mais que aliados. E você não precisa começar por práticas que não gosta, são diversas as opções disponíveis e certamente tem alguma com a você vai dar “match”.
Ok, mas como os exercícios físicos podem ajudar a minha saúde mental?
A prática de exercícios físicos além de possuir benefícios para a saúde como um todo, também age realizando uma espécie de manutenção da sua saúde mental. Amanda Galindo, professora do Smart Fit Coach, aponta: “podemos usar como referência um ‘espelho’, pois nossas ações vão refletir nos resultados futuros, uma vida ativa, influencia em uma mente ativa, uma vida inativa, sem estímulos e sedentarismo, influenciam em uma saúde mental não tão boa”.
Não podemos deixar de lembrar daquela sensação de bem-estar que vem após a prática de exercícios físicos, né? Isso nada mais é do que resultado do aumento de serotonina e beta-endorfina no organismo por conta de você ter colocado seu corpo em movimento. A circulação sanguínea cerebral também fica a todo vapor, fazendo com que a velocidade do processamento cognitivo aumente, além de, por conta disso, os níveis de oxigênio e outros soldadinhos energéticos receberem o gás que você precisa para perceber a melhora da sua função cognitiva. É isso mesmo! A atividade física vai entrar em cena para contribuir com a produção de hormônios e neurotransmissores do bem-estar. E o resultado disso? Vai te ajudar a estar sempre bem, disposto e contente.
Quais benefícios os exercícios físicos trazem para a saúde mental?
Já falamos que ele pode fazer toda a diferença na sua vida, mas como isso acontece na prática? Além de beneficiar a saúde mental como um todo, os exercícios físicos vão fazer você notar diferenças em pequenos e grandes aspectos do seu dia a dia.
Abaixo listamos os principais benefícios dos exercícios físicos para a saúde mental:
1. Redução do estresse:
Todo esse estresse que acumulamos tem que sair por algum lugar, né? Ninguém quer ficar com esse peso, que pode ser chamado de cortisol, o hormônio do estresse. Em níveis altos, esse hormônio vai provocar dificuldade na aprendizagem, lapsos na sua memória, diminuição do apetite, entre outros sintomas. Quando está baixo, resulta em fraqueza, fadiga e depressão, por exemplo. Por isso, vale ficar de olho nele! Quem vai te ajudar nessa manutenção é exatamente ele, o exercício físico, te ajudando a relaxar o corpo e a mente.
2. Melhora da qualidade do sono:
Esse é um benefício e tanto se você possui dificuldades de descansar a mente. Colocar o corpo em movimento diminui a insônia e também ajuda a colocar em prática uma rotina de sono saudável.
3. Alívio dos sintomas de transtornos mentais:
Os exercícios físicos ajudam no equilíbrio da produção de hormônios, e aquele que todos nós sempre buscamos, o hormônio da felicidade, fica em dia. Com isso, sintomas de transtornos mentais como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros, são aliviados.
Legal, quero começar!
Para começar é importante que seja com algo prazeroso para você! Não adianta iniciar a prática de algo que você não se sinta bem antes, durante e depois, viu? O primeiro passo é sair da inércia, deixar para lá a preguiça e o sedentarismo e bora criar o hábito de se movimentar! O lance é começar e não desistir, manter hábitos não é fácil, mas para isso alguns fatores podem te ajudar.
Passos para começar a se movimentar
1. Escolha a atividade física:
Você já se decidiu, agora é hora de se mexer! Mas, isso não pode ser feito de qualquer jeito, um primeiro passo importante é escolher por qual modalidade seguir, como a professora comenta, tudo deve ser feito na medida certa, “acompanhando seu nível de condicionamento físico, a desenvoltura e evolução de suas capacidades físicas diariamente.” Mas, calma! As opções são muitas e, como tudo na vida, com alguma você vai se dar melhor. Vá experimentando até encontrar a que se encaixa melhor.
Abaixo listamos algumas atividade físicas para você começar:
- Dança;
- Pedalar;
- Caminhadas;
- Alongamentos;
- Treinamento funcional;
- Zumba;
- Natação.
E por aí vai!
2. Não desista:
Chegamos até aqui e vamos parar? Você já sabe qual atividade quer realizar, então por que desistir? Agora a palavra-chave é persistência. Para criar um hábito, é a ela que você vai ter que se aliar. Os primeiros momentos não vão ser fáceis, mas desperte a força de vontade que há em você e veja os resultados positivos que isso vai te proporcionar.
3. Movimente-se:
Você já se adaptou e já colocou em prática o seu mais novo hábito saudável, agora os benefícios começam a aparecer. E você vai ver que a diferença é incrível: a sua disposição e resistência estão ainda mais presentes e isso faz com que você não queira parar. Com o tempo fica mais fácil de dar continuidade naquilo que você começou e faz muito bem para a sua saúde mental, como Amanda explica “Naturalmente, se buscamos de maneira habitual uma vida mais ativa e saudável, com atividades e exercícios físicos que lhe sejam prazerosas e indicadas, nossa mente se mantém da mesma forma”.