Risoto Fitness
Risoto fitness para aproveitar o inverno sem sair da dieta e com muito sabor. A quinoa é rica em fibras e proteína vegetal, o que vai trazer muita saciedade.
29/06/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Quais os benefícios da Quinoa?
A quinoa é uma excelente fonte de proteína vegetal e fibras. Possui magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e antioxidantes.
A semente conta com uma boa quantidade de aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Por ser um alimento versátil, pode ser incluída em diversas preparações culinárias e receitas. É muito consumida por pessoas que estão em processo de emagrecimento, atletas, e por aqueles que precisam ter um controle glicêmico.
A quinoa possui poucas calorias e uma carga nutricional surpreendente.
Nela nós encontramos muitas vitaminas e minerais, com isso atua na melhora do sistema imunológico mantendo o organismo protegido.
Um curiosidade muito interessante é que a quinoa não contém glúten, sendo uma ótima opção para pessoas celíacas.
Além disso, devido a sua alta quantidade de proteínas ajuda no fortalecimento dos músculos e participa da recuperação muscular no pós treino.
A quinoa presente no risoto ajuda emagrecer?
É um alimento rico em gorduras boas, como ômega 3 e 6. Elas auxiliam na produção de enzimas responsáveis pela queima de gordura.
Isso faz com que aumente o metabolismo e reduza o armazenamento de gordura, sendo um bom aliado para quem busca emagrecimento.
Como a quinoa é rica em fibras e proteínas, ajuda na redução da fome e aumenta a sensação de saciedade.
Uma boa forma de inclui-la na dieta é em forma de grãos, que pode ser preparada junto com legumes ou salada, por exemplo.
De onde surgiu o risoto?
De origem italiana, a palavra “risotto” significa “pequeno arroz” ou “arrozinho”. Assim como a maior parte dos pratos que surgiram há muito tempo, existem várias histórias e lendas sobre sua origem.
Historiadores dizem que o prato surgiu na região da Lombardia, norte da Itália, no século XI, no sul do país, na Sicília.
A receita mais famosa teria surgido apenas no século XVI, em Milão, pelo mestre Valério de Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral de Milão.
Dizem que por ciúmes, Valério colocou açafrão — corante muito utilizado em suas obras de arte — no risoto durante os preparativos do casamento.
Esse ato acabou tendo grande aceitação pelos convidados e naquele momento nasceu, o Risotto alla Milanese.
O risoto aqui no Brasil apareceu pela imigração dos italianos, em meados do século XIX e, aqui, ele ganhou novas variações.
Como nós brasileiros somos extremamente criativos foi aliado com os itens típicos de cada região do Brasil, e ai prato foi ganhando ingredientes próprios como carnes, camarões, frango, queijos, legumes entre outros.
Posso comer risoto fazendo dieta?
O risoto de quinoa é uma excelente opção para incluir na dieta, principalmente na refeição pós-treino. É uma fonte de energia e fibras que ajudam na recuperação do seu corpo após um treino pesado.
A quinoa é um cereal rico em nutrientes que pode ser facilmente incluído na sua alimentação. Por ter uma carga nutricional excelente ela tem um impacto muito benéfico na saúde.
É ideal que o risoto de quinoa seja consumido dentro das quantidades necessárias para seu objetivo.
Não é porque quando comparado a receita original possui menos calorias e mais nutrientes que está liberado comer em excesso.
Converse com um nutricionista para entender qual é o momento mais indicado dentro da sua rotina para inclui-lo.