Dicas para treino funcional: o que não pode faltar!
Sabia que dá para melhorar o seu dia-a-dia com exercícios que simulam movimentos comuns?
26/07/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Seja para ações simples do dia a dia, como amarrar os sapatos ou carregar sacolas do supermercado, o treino funcional te dá uma ajudinha! Capaz de colocar o seu corpo inteiro em movimento, esta modalidade simula atividades cotidianas, ajudando você a executá-las da melhor forma. E ainda: te tira da zona de conforto dos movimentos mecânicos e repetitivos, tornando-se uma ótima alternativa para quem quer inovar os exercícios tradicionais da academia. Veja as nossas dicas para treino funcional ideal!
Afinal, o que é treino funcional?
Chamamos de treino funcional aquele que busca mesclar diferentes capacidades físicas em um único exercício. Aqui, não é só uma parte do seu corpo ou grupo muscular que entra em movimento, mas ele todo. Graças ao treino funcional, você simula exercícios do seu dia a dia e consegue fazer com que seu corpo trabalhe melhor.
Então, se o seu objetivo é um gasto calórico mais elevado e tonificar os seus músculos, o treino funcional pode ser uma grande sacada. “É indicado para qualquer pessoa que queira emagrecer, ganhar ou aumentar o condicionamento físico, ter maior consciência corporal, mobilidade e ganho de massa magra”, acrescenta Valter Grimaldi, professor do Smart Fit Coach.
3 dicas para uma boa execução do treino funcional
Trabalhe os músculos de forma sinérgica
O funcional quer colocar todo o seu corpo em movimento! Na hora de realizar a prática, fique de olho para não forçar alguma região por não ter exigido a carga necessária de outra. Para te ajudar nisso, você pode procurar por um profissional de educação física que está apto a entender suas necessidades e prescrever os exercícios dentro das suas limitações.
Preste atenção na sua respiração!
Assim como é preciso prestar atenção na forma como você executa cada movimento no treino funcional, a sua respiração também deve estar alinhada. Dependendo do tipo de objetivo do exercício, a sua respiração deve acompanhá-lo, fazendo com que a prática seja potencializada.
Foco no seu core!
A região do core é fundamental para o treino funcional. Caso esta área não esteja bem fortalecida, você não conseguirá realizar os exercícios propostos para o funcional de forma adequada.
E os benefícios não param por aí! O treinamento funcional ajuda a melhorar nossos aspectos neurológicos, fazendo com que tanto as atividades diárias quanto as práticas de atividades esportivas que você deseja tornem-se mais fáceis.