Por que é importante fortalecer o trapézio?
Localizado entre costas, ombro e pescoço, esse grupo muscular tem papel fundamental na estabilização postural da região
02/08/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Mirela Mazzola
Desenvolver o trapézio, grupo muscular entre as costas, ombro e pescoço, por meio de séries específicas, vai muito além da estética. Por isso, a hipertrofia da região – buscada principalmente pelos homens – não deveria ser o único objetivo do treino. “O trapézio tem uma grande importância por contribuir para a estabilização postural da região escapular, torácica e dos ombros”, diz Danilo Bueno Rodrigues, Consultor Smart Fit Coach.
Mas, antes de qualquer coisa, onde fica exatamente o trapézio? Trata-se de um grupo muscular com três porções (superior, média e inferior) localizado na região posterior de costas e pescoço. “Por ser mais visível na parte superior, é comum achar que ele faz parte do grupo de ombros mas, na verdade, sua função escapular o caracteriza como costas”, esclarece Danilo.
Assim como todo grupo muscular, o ideal é que o trapézio seja estimulado ao menos uma vez por semana. Contudo, lembra o professor, isso vai depender da sua disponibilidade em treinar – na dúvida, pergunte ao profissional que te acompanha na academia para estabelecer a frequência mais adequada.
Por que meu trapézio não cresce?
O erro mais comum durante o treino de trapézio e que impede a hipertrofia na região é não trabalhar cada uma das três porções do grupo muscular de forma equalizada. “Por ser um grupo muscular dividido em três, é preciso distinguir quais exercícios desenvolvem cada porção específica e trabalhá-los de forma que todos sejam fortalecidos”, diz Danilo. Ele destaca ainda a necessidade de não deixar o alongamento de lado, já que se trata de uma região que tende a absorver o estresse e ficar tensionada com facilidade, gerando eventuais desconfortos e dores.
Perguntamos ao profissional quais são os melhores exercícios para desenvolver o trapézio, dá uma olhada:
Porção superior
Remada alta e encolhimento com halter ou barra, entre outros.
Porção Média
Remada máquina e remada curvada aberta, por exemplo.
Porção Inferior
Barra fixa e puxada na polia, ambas nas variações aberta, neutra e supinada.