Como o estresse pode afetar o nosso corpo?
Confira alguns dos benefícios que os exercícios físicos trazem para a nossa vida e para o combate dos sintomas
16/09/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
O estresse, assim como a ansiedade, possui efeitos físicos no nosso corpo que geram grandes alertas (ou até mesmo convites) para avaliarmos nossa rotina e, se for preciso, mudar de rota.
Portanto, o primeiro passo para cuidar da nossa saúde é saber reconhecer os sintomas físicos do estresse. Mas identificá-los pode ser mais difícil do que se imagina.
A maioria das pessoas está tão acostumada a correria e a rotina de estar estressada que, muitas vezes, não percebe os sinais. Pelo menos não até atingir o burnout.
Mas o que é o estresse?
O estresse é uma reação natural do corpo a situações prejudiciais. Quando você se sente ameaçado, por exemplo, ocorre uma reação química em seu corpo que te permite agir de maneira a evitar ferimentos. No trânsito, também é o estresse que te mantém atento.
Isso significa que o nosso corpo é naturalmente projetado para lidar com pequenas doses diárias de estresse. No entanto, o excesso dele pode ser extremamente prejudicial.
Conheça os sintomas físicos de estresse
Como dito anteriormente, o estresse pode afetar todos os aspectos da nossa vida, incluindo aqui aspectos como emoções, raciocínio e saúde física e mental. No entanto, como as pessoas lidam com o estresse de maneira diferente, os sintomas físicos podem variar.
No geral, eles incluem:
- Surgimento de acnes;
- Dores de cabeça;
- Dores crônicas;
- Alergias;
- Insônia;
- Alteração na líbido;
- Problemas digestivos;
- Entre outros.
Como se livrar desses sintomas?
A primeira iniciativa é aceitar que o estresse sempre vai fazer parte da nossa rotina e dificilmente conseguiremos evitá-lo por completo. Logo, o ideal é minimizar seus impactos.
Para isso, algumas medidas podem ser tomadas como: fazer exercícios físicos diariamente, praticar o mindfulness, iniciar a terapia, manter uma alimentação equilibrada e respirar mais.
Essas são boas alternativas que podem ajudar a liberar o estresse e recuperar o corpo.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: