O que são exercícios hipopressivos?
Tudo o que você precisa saber para zerar a barriga
11/10/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Voltados para a tonificação dos músculos, os exercícios hipopressivos estão se tornando cada vez mais comum, principalmente para as pessoas que querem ter uma “barriga chapada”, ou seja, com um abdômen convexo, no qual os ossos dos quadris se destacam.
O que são exercícios hipopressivos?
De forma resumida, os exercícios hipopressivos também chamados de exercícios abdominais hipopressivos, são aqueles que fazem parte da ginástica hipopressiva.
Em outras palavras, eles são uma técnica de treino destinada a ativar as fibras da musculatura do baixo do abdômen, que não podem ser ativadas com abdominais.
Além disso, os exercícios hipopressivos incluem exercícios de respiração onde você contrai os músculos abdominais depois de fazer o processo de expiração por completo.
Dessa forma, você levanta seus órgãos até a caixa torácica e fortalece até mesmo os músculos do coração. Além dos benefícios para a saúde, a ginástica hipopressiva fortalece a musculatura profunda e deixa tudo mais “compactado”, afinando, dessa forma, a cintura. Ou seja, esses são exercícios que, de fato, afinam a cintura. “Mas, para fazê-los, é preciso acompanhamento profissional”, recomenda Guilherme Leme, Gerente Técnico do Grupo Smart Fit.
Vantagens dos exercícios hipopressivos
- Fortalecimento das costas;
- Melhora da postura;
- Afinamento da cintura;
- Mais bem-estar;
- Melhora no desempenho sexual;
- Fortalecimento do períneo.
Como fazer exercícios hipopressivos?
De forma geral, os exercícios hipopressivos consistem em três movimentos importantes.
Isso porque para realizar esses abdominais, será necessário, primeiro, inspirar de modo normal e depois soltar o ar completamente, até que o abdômen comece a contrair sozinho.
Depois, você deverá encolher a barriga, de forma a “puxar os músculos abdominais para dentro”, como se estivesse sugando-os ou quisesse encostar o umbigo nas costas.
Essa contração deve ser mantida por, pelo menos, 20 segundos.
Depois da pausa, você deve encher os pulmões de ar e relaxar completamente, retornando a respirar normalmente.
Conte com a ajuda de especialistas
Educadores e profissionais de educação física são sempre os mais indicados para criar um programa de exercícios hipopressivos que ajudem a atingir seus objetivos.
No Smart Fit Coach, por exemplo, você tem orientação personalizada de um profissional, que cria um treino exclusivamente pra você te ajuda durante todo o percurso.
Este post foi útil para você?
Leia também: