Exercícios na terceira idade
A modalidade ajuda a melhorar a saúde do praticante como um todo e aumenta sua qualidade de vida
04/11/2022 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Thais Szego
Conforme vamos envelhecendo, vamos perdendo massa muscular. Esse processo se inicia por volta dos 40 anos, mas se intensifica quando chegamos aos 60. Com isso, começamos a ter dificuldade para realizar atividades simples do cotidiano, como caminhar, subir escadas e levantar pesos, além de prejudicar o equilíbrio, aumentando o risco de quedas. A boa notícia é que as séries de exercícios com cargas ajudam a reverter esse quadro, reforçando a musculatura, e ainda melhoram o condicionamento físico, estimulam a perda de peso, aumentam a autonomia, o bem-estar e a autoestima e possibilitam a socialização.
Se tudo isso não fosse o suficiente para que todos dessa faixa etária começassem a treinar, a musculação ainda ajuda no combate de doenças como as musculoesqueléticas, tendinites e artroses, por exemplo. Assim como ajuda combatendo doenças ósseas – como a osteoporose -, cardiovasculares, metabólicas, respiratórias, mentais, do sistema nervoso central, entre outras. Isso tudo além de melhorar o sono e as dores, especialmente as nas costas.
Como começar a treinar na terceira idade?
Mas é claro que, como todo mundo, essa turma precisa de orientação. E para encarar mais desafios, os idosos precisam de uma atenção especial na hora do treino. “Antes de mais nada, é necessário que o aluno faça uma avaliação médica, em seguida ele deve passar ao profissional de educação física quais são suas limitações para que o especialista possa elaborar o programa de exercícios e acompanhar a sua execução constantemente”, diz o gerente técnico da Smart Fit Bruno dos Santos Silva. Ele ressalta ainda que é muito importante preparar a estrutura muscular antes de começar o treino com alongamentos focados na mobilidade articular e aquecimento para aumentar a frequência cardíaca.
Na hora do treino é importante evitar exercícios com impacto e focar em algumas partes do corpo. “Os exercícios para o core fortalecem toda a região do tronco e da lombar, já nos membros inferiores o ideal são os movimentos multiarticulares, como o leg press horizontal, e são especialmente bem-vindos no combate à quedas. Para os membros superiores, que também devem fazer movimentos multiarticulares, o supino máquina ou a remada máquina, por exemplo, ajudam a melhorar capacidades funcionais básicas do dia a dia, como carregar objetos”, orienta Silva.
Como escolher um bom profissional de educação física para praticar exercícios?
Depois de conversar com um médico e definir as prioridades na hora de se exercitar, você pode marcar uma entrevista com um profissional especialista no Smart Fit Coach. É super simples e você só vai precisar de um celular com WhatsApp instalado para tudo funcionar direitinho.
Bora começar a treinar?
Este artigo foi útil para você?
Leia também: