Café gelado fit
Para comemorar o dia do café separamos essa receita deliciosa e super fácil. Aprenda a fazer uma receita de café gelado fit super saborosa para comemorar.
14/04/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Quer celebrar o dia do café com uma receita super simples, saborosa e que, com certeza, vai te trazer muita alegria? Confira abaixo o passo-a-passo para preparar um delicioso café gelado fit.
Vamos ver nesse post:
- Receita do café gelado fit.
- Benefícios do café gelado fit.
- O café pode ser um aliado ao nosso emagrecimento.
- O café pode auxiliar no alívio do estresse.
- O café possui efeito anti-inflamatório.
- O café ajuda na melhora do desempenho físico.
Benefícios da receita
De acordo com um artigo de revisão da New England Journal of Medicine o consumo moderado de café pode diminuir o risco de doenças crônicas.
Por exemplo, diminuir o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Em 2019, pesquisadores da Queen’s University Belfast, comprovaram que pessoas que bebem café têm 50% menos chances de desenvolver um dos tipos mais comuns de câncer de fígado.
Isso acontece porque nele há antioxidantes e cafeína, que podem proteger o organismo de células cancerígenas no fígado.
Por conta da teobromina — que tem como função principal trazer energia ao organismo — e ao ácido clorogênico — que contribui para regular os níveis de glicose no sangue.
O café pode ser um aliado ao nosso emagrecimento.
Eles ativam o sistema nervoso autônomo (SNA), o que causa aumento na produção de adrenalina. A adrenalina, vai aumentar a quebra de células de gordura e liberar a gordura estocada.
O corpo utiliza então essa gordura como fonte de energia, o que pode levar a um emagrecimento. Lembrando que isso para isso acontecer, também é necessário um deficit calórico.
O estresse aumenta devido a produção de cortisol e altera circuitos no hipocampo — no nosso cérebro.
Auxiliar no alívio do estresse.
Isso leva a uma piora no humor e um aumento da probabilidade à depressão. Os compostos que tem no café, como a cafeína e o ácido clorogênico, ajudam a melhorar o humor e contribuem para diminuição do estresse.
O ácido clorogênico é um antioxidante que tem efeito anti-inflamatório.
Efeito anti-inflamatório.
Os antioxidantes atuam contra o excesso da produção dos radicais livres, que podem levar ao envelhecimento precoce.
De acordo com a CNN, um estudo da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, que foi publicado na Nature Medicine, mostra que a cafeína pode conter processos inflamatórios relacionados à idade.
Ele pode ajudar na performance de exercícios físicos, segundo a CNN Brasil, esse estudo publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism.
Melhora do desempenho físico.
Os estudos mostram que a ingestão de 3 miligramas de cafeína (por quilo de peso) até uma hora antes de praticar o exercício físico ajuda na concentração para a prática da atividade. O café possui ação no sistema nervoso central (SNC) estimulando a produção de endorfinas, consequentemente trazendo uma maior sensação de bem-estar.
Conheça outros benefícios do café.