Atividade física e educação alimentar: uma combinação que precisa andar junto
Os especialistas não têm dúvidas de que é necessário investir nesses dois itens para atingir seus objetivos
05/12/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Thais Szego
Durante a atividade física, quantas vezes você já pensou ou ouviu alguém dizer que merecia algumas calorias porque se exercitou? Esse é o pensamento da maioria das pessoas e provavelmente é por isso que, apesar de muita gente ter começado a se exercitar mais, ainda existem pessoas que reclamam por não enxergar grandes mudanças no corpo. Mas por que isso acontece?
Durante a atividade física, comer menos não é a solução: você precisa comer certo
A regra para quem quer ganhar massa magra ou emagrecer é simples: é preciso gastar mais calorias do que se consome.
O problema é que o seu corpo sempre vai pedir mais calorias quando perceber que você está gastando mais energia, mas essa compensação acaba sendo desproporcional. Por todas essas razões é que os especialistas costumam dizer que a perda de peso ou o ganho de massa depende 70% da alimentação e 30% da atividade física.
Por outro lado, também não é indicado fazer uma dieta restritiva. Elas apresentam apenas resultados momentâneos, que duram pouco e podem comprometer sua qualidade de vida, seu desempenho no treino e sua recuperação pós-treino. O ideal é ter um cardápio balanceado e se empenhar na mudança de hábito, o que também engloba fazer com que a atividade física faça parte da sua rotina. Afinal, apesar de ela aumentar o apetite, leva ao ganho de massa magra e, consequentemente, à elevação do metabolismo. “Tais fatores não somente são o melhor caminho a objetivos sólidos, nos permite realizar o processo de forma saudável, sem agredir o organismo”, diz Bruno dos Santos Silva, gerente técnico da Smart Fit.
E só para não esquecer: se seu foco é perder peso, não confie só na balança, viu? O ideal é fazer um acompanhamento nutricional e usar a bioimpedância. Quando você se exercita e perde gordura, também ganha massa magra. Então, embora o seu peso possa parecer o mesmo na balancinha que você tem no banheiro, você está criando músculos e resistência. E os resultados vão começar a aparecer em breve!
Este artigo foi útil para você?
Leia também: