Pulseiras e relógios inteligentes ajudam a aumentar a motivação?
Se bem usados, eles podem ser muito úteis para mostrar o quanto a pessoa está evoluindo e deixá-la mais animada para ir além
07/12/2022 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Ter registradas em relógios inteligentes informações como o gasto de calorias, a frequência cardíaca e a quantidade de passos dados no dia são uma mão e tanto para quem pratica atividades físicas. Isso porque dá pra avaliar melhor a sua performance, checar se você está progredindo e até se falta só aquele pouquinho para chegar ao resultado desejado – o que sempre dá mais vontade para dar aquele gás final.
Tenha hábito de treinar com pulseiras e relógios inteligentes
Amanda Galindo, personal trainer e professora da Smart Fit, também acredita que esse tipo de tecnologia possa ajudar quem tem o hábito de treinar. “Ao adquirir qualquer novo acessório digital desse tipo, é necessário aprender todas as suas funções, como aplicá-las e como analisá-las, o que permite que qualquer pessoa consiga acompanhar com mais facilidade informações sobre o seu desempenho”. E eles ainda fornecem dados importantes ao profissional que o ajudam a montar um treino mais adequado para cada caso.
Pulseiras e relógios até ajudam, mas suas metas precisam ser traçadas com um profissional
Mas é importante que quem não tem experiência suficiente na área converse com um especialista para traçar metas reais, pois colocar valores muito acima do que a pessoa pode alcançar no momento nesses aparelhos pode causar o efeito oposto, já que o atleta vai percebendo que não vai conseguir chegar onde queria tão rápido. Isso pode fazer com que o atleta se sinta frustrado e desmotivado. Outro toque importante é que esses acessórios não sejam usados como único parâmetro do aluno, pois existem outros detalhes que devem ser seguidos, como a execução dos movimentos e as restrições físicas do praticante. E como essas pulseiras e relógios muitas vezes reproduzem as ligações e mensagens recebidas no smartphone é preciso que a pessoa tome cuidado para que eles não funcionem como uma distração.
Mas o contrário também é verdade: um smartwatch pode te lembrar de beber água, de que é hora de treinar e até te lembrar de não ficar muito parado no dia a dia. Muitas vezes, ele reproduz notificações de aplicativos importantes para os exercícios, como as do app da Smart Fit. Sendo ou não aluno, você pode consultar treinos para fazer em casa – e ativar notificações no seu celular para não esquecer de treinar.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: