Com preguiça de treinar? Vem entender o motivo e como é possível vencê-la
Todo mundo sabe como se exercitar é importante para a saúde, mas por que será que resistimos tanto a vencer o sedentarismo?
13/01/2023 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Thais Szego
A resposta para essa pergunta está no nosso cérebro. “Nosso corpo tem um mecanismo inteligente de sobrevivência que faz de tudo para que haja economia de energia corpórea”, explica o professor Valter Pessoa Grimaldi do Smart Fit Coach. “A cada nova atividade desenvolvida há um enorme gasto energético e é por isso que é tão difícil voltar para academia depois de um período de pausa”, acrescenta.
O que a ciência diz sobre a preguiça?
Um estudo recente publicado no periódico científico Neuropsychologia confirmou que nós realmente temos a tendência de nos manter inativos e que, por isso, nosso cérebro encara uma espécie de guerra interna quando pensamos em colocar o corpo para se mexer. Os pesquisadores da University of British Columbia, no Canadá, analisaram o funcionamento cerebral de 29 voluntários, sendo 14 fisicamente ativos e 15 que tinham a pretensão de começarem a praticar atividades físicas diante de imagens estilo de vida ativo e outras de estilo de vida sedentário e concluíram que de fato nós somos programados para termos um comportamento sedentário, por isso é tão difícil começar a se exercitar.
O trabalho canadense comprovou aquilo que a gente já sentia na pele, ou melhor, no corpo. Precisamos nos esforçar mais para levantar do sofá e caminhar, por exemplo, do que permanecer deitados vendo televisão. Mas isso não nos dá o aval para seguirmos nossos instintos, até porque, no mundo moderno não temos dificuldade alguma para estocar energia. “A boa notícia é que quando criamos uma rotina de exercícios é como se criássemos um atalho, ou seja, vai ser mais fácil não permitir que a preguiça atrapalhe nossos objetivos, pois nosso corpo vai se adaptar mais rápido a essa forma de se comportar”, diz Grimaldi.
Agora é hora de se preparar para mudar o seu estilo de vida. E a Smart Fit te ajuda nisso oferecendo professores formados, equipamentos modernos e aulas coletivas para se manter sempre ativo.
Este artigo foi útil para você?
Leia mais: