10 dicas para voltar à rotina de treinos depois do carnaval
Fazer uma pausa da academia para curtir os blocos é válido – mas veja como voltar à rotina de maneira saudável
01/02/2023 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Larissa Serpa
As chances são de que seu Carnaval tenha sido repleto de bloquinhos – ou então você apenas aproveitou os dias para descansar.
Seja como for, é possível que você deixe sua rotina de exercícios de lado nesse período. E tudo bem! Na verdade, estudos mostram que fazer uma pausa nos exercícios de até uma semana a cada pelo menos 3 meses não afeta seus ganhos e pode ser bom para descansar.
Mas pausar por mais do que isso já tem efeitos na sua saúde, por isso é bom retornar para sua rotina de treinos depois do Carnaval.
Se você está se sentindo desmotivado para isso, nós te damos algumas dicas.
Como retornar ao treino de maneira saudável?
1. Treine a mente para entender seu momento
Antes de começar a se exercitar novamente, faça um balanço e entenda que você não deve pegar pesado consigo mesmo pelos dias parados. Em vez de se culpar por ter perdido alguns treinos, treine sua mente para lembrar que o Carnaval foi um período de descanso e curtição, te energizando para o resto do ano.
2. Mude seus hábitos alimentares
Carnaval não é exatamente o período de glória para a nutrição. É provável que você tenha bebido bastante álcool e comido algumas “besteiras”.
Mas exercício e nutrição adequada andam de mãos dadas, como já te contamos diversas vezes, por isso é importante abastecer seu corpo com carboidratos, proteínas e gorduras boas pelo menos um dia antes de voltar a treinar.
A nutricionista e head do Bio Nutri Fúlvia Hazabedian indica evitar evitar alimentos gordurosos e industrializados e recomeçar a comer de acordo com um cronograma, com horários pré-definidos para café da manhã, lanches, almoço e janta.
Além de ajudar num treino mais eficaz, isso ajuda também a regular os níveis de açúcar no sangue, afastando os efeitos da ressaca.
3. Mantenha-se hidratado
Beber quantidades adequadas de água antes de retomar sua rotina de exercícios é ótimo para aumentar a resistência e o desempenho durante os treinos, evitando cãibras musculares, tonturas e outros sinais de desidratação.
Considerando que você pode ter diminuído sua ingestão de água no descanso ou até ingerido mais álcool, é importante que seu corpo comece a se hidratar adequadamente já no dia anterior à volta ao treino, para seu organismo não sentir tanto cansaço.
4. Defina um horário específico
Sem um cronograma de treino predefinido, você provavelmente acabará dando desculpas para não se exercitar. Agendar seu treino é uma maneira simples e eficaz de voltar gradualmente ao estado de espírito certo após a pausa.
Considere sua programação diária e escolha seu horário de treino com base em quando você tem mais tempo livre – dessa forma, você pode se preparar mentalmente e evitar desculpas comuns como “estou muito ocupado”.
5. Faça algo que você goste
Uma das melhores maneiras de voltar ao movimento é escolher algo que lhe traga alegria.
Se você amou passar esses dias de Carnaval na rua, faça uma corrida ou uma caminhada no parque nos primeiros dias, para “acordar” o corpo até sentir a motivação para retornar à academia.
Se vai direto para sua Smart, programe para que seu primeiro dia de volta seja fazendo aquela aula que você gosta ou trabalhando o grupo muscular que te anima mais! Dessa forma, você não fica tão desmotivado ao retornar com algo que já acha “chato” de fazer.
6. Aqueça e alongue mais
É importante aquecer por mais tempo do que o normal quando você volta à academia para evitar lesões. “O aquecimento prepara o corpo para a atividade. Elevar a frequência cardíaca e melhorar a mobilidade articular são importantes para o bom desempenho do exercício”, explica Amanda Silva, profissional de educação física e consultora do Smart Fit Coach.
Uma rotina de aquecimento eficaz envolve exercícios dinâmicos de aquecimento e alguns minutos de cardio leve.
No relaxamento, por outro lado, a melhor rotina inclui alongamentos estáticos, pois podem ajudar a reduzir a pressão arterial mais rapidamente.
7. Dê um passo para trás
Não tente fazer tudo durante o primeiro treino, pois isso pode aumentar o risco de lesões. Comece com treinos, cargas ou repetições menos intensos do que na última vez em que treinou de forma consistente.
8. Opte por treinos mais curtos
Se perceber seu corpo bem cansado depois do primeiro dia, não force. Comece com treinos de 20 minutos três vezes por semana e aumente a duração e frequência na semana seguinte.
9. Chame um amigo
Foram dias curtindo com os amigos e agora tudo vai acabar? Não precisa. Uma maneira fácil de permanecer no caminho certo enquanto você volta ao movimento é trazer um amigo para o passeio. Dessa maneira, vocês podem continuar curtindo movimentar o corpo – mas de maneira diferente dos bloquinhos.
10. Ouça o seu corpo
Se há apenas um conselho que você deve seguir ao voltar aos exercícios e movimentos após as férias, é este: “Ouça seu corpo”. O corpo sempre dirá o que pode suportar e o que não. Se algo não estiver bom, pare.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: