Assadura de corredor: como evitar e tratar
Veja também por que ela acontece
09/02/2023 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
A assadura na pele, especialmente entre as coxas, é um problema de pele muito comum entre pessoas que praticam a corrida.
Em um pequeno estudo de 2014, foi verificado que 42% dos corredores relataram essa consequência dos treinos – ela fica em segundo lugar entre os problemas causados pela corrida, perdendo apenas para o aparecimento de bolhas nos pés.
A assadura acontece quando sua pele se esfrega contra o tecido ou outras áreas de pele constantemente, explica a dermatologista Karla Assed. O atrito acaba causando a ruptura da barreira de proteção da pele, levando a sintomas como:
- vermelhidão
- coceira
- dor
- inchaço
Por que os corredores têm assaduras com tanta facilidade?
Bem, correr tende a deixar sua pele quente e suada. Além disso, o movimento constante facilita o atrito entre a pele ou a roupa. Todo esse atrito + calor + umidade é a receita perfeita para a assadura.
A condição geralmente não é perigosa, mas também não é agradável. Aqui está a boa notícia: muitas vezes você pode evitá-la antes que aconteça.
Como evitar assaduras
1. Escolha roupas que caibam bem
Cada peça de sua roupa deve se ajustar bem ao seu corpo. Elas não devem restringir seus movimentos, mas devem ser justas o suficiente para que sua pele não deslize contra o tecido.
2. Cuidado com o tipo de tecido
O tecido da sua roupa é tão importante quanto o ajuste.
Alguns tecidos (como algodão) absorvem a umidade com facilidade e são um bom material de treino. Outras boas escolhas são poliéster e nylon.
3. Remova etiquetas de roupas
Etiquetas em roupas e equipamentos podem ser outro fator irritante que provavelmente levará a uma assadura após a corrida.
4. Verifique as costuras
As costuras internas de suas roupas de corrida podem esfregar em sua pele enquanto você corre. Opte por roupas com costuras planas, que são menos propensas a irritar a pele porque ficam próximas ao tecido, em vez de salientes.
5. Seja estratégico com os equipamentos
Garrafas de água, pochetes, faixas de braço e bandanas podem preparar o cenário para a assadura se elas ficarem em atrito contra a pele.
Se possível, tente colocar o equipamento em áreas que não tenham contato direto com a pele.
6. Coloque uma barreira extra
Muitas vezes, você pode cobrir áreas menores, como os mamilos, com bandagens ou fita adesiva.
7. Aplique algo para deslizar
Aplicar uma camada de vaselina entre as coxas ou outras áreas que você costuma ter assadura é útil para prevenir o problema.
Assim, em vez de a pele ter atrito com outras áreas de pele ou tecido, ela vai deslizar quando entrar em contato com o produto.
8. Mantenha-se hidratado
Sim, beber água também é uma maneira de prevenir a assadura.
A hidratação afeta todo o corpo, inclusive a pele. E a pele bem hidratada geralmente fica mais lisa e menos propensa a sofrer atritos durante a corrida.
9. Ajuste sua rotina pós-corrida
Não deixe a pele suja de suor e com o calor do atrito após a sua corrida. O ideal é lavar a região e usar uma loção hidratante assim que sair do banho. Dessa maneira, sua pele já recebe as “armas” para se recuperar rapidamente, evitando que ela fique vulnerável e você desenvolva uma assadura.
Como tratar assaduras
Felizmente, por mais irritante que a assadura possa ser, o tratamento é bastante simples.
Na maioria dos casos, o problema é tratado em casa:
- Lave a área afetada para remover sujeira e suor
- Aplique uma bolsa de gelo por 20 minutos após a corrida
- Aplique loção regularmente à medida que a assadura cicatriza
- Use roupas leves para permitir que a pele respire
Se ela não melhorar com o tempo, consulte um dermatologista.
E aí, deu pra se animar para o treino da sua próxima corrida? Vem se preparar aqui na Smart Fit!
Este artigo foi útil para você?
Leia também: