Náusea X exercícios: por que sinto vontade de vomitar com alguns treinos?
Veja as 6 principais causas
10/04/2023 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
A prática de exercícios físicos é ótima para vários aspectos da nossa saúde e bem-estar mental, mas não é incomum ouvirmos reclamações de um efeito colateral bastante negativo: a vontade de vomitar.
Veja aqui as principais causas para a náusea durante exercícios e como evitar:
1. Realizar exercícios no calor ou em tempo seco
Esses dois fatores podem causar desidratação intensa e pressão baixa, levando a uma redução no suprimento de sangue e um desequilíbrio no sistema digestório.
“Náusea, assim como dor de cabeça, tontura e cãibras durante ou após um treino longo ou intenso são sintomas comuns de desidratação”, explica a médica Julia Canali, diretora da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
2. Começar ou terminar os exercícios muito abruptamente
Assim como nossos músculos e articulações precisam de aquecimento e resfriamento antes e depois do treino, nossos órgãos também podem se sentir abalados ao começar ou terminar a atividade física intensa abruptamente.
Por isso, especialmente se você vai fazer um treino muito pesado, é importante começar em um ritmo mais leve, com o aquecimento.
3. Comer coisas pesadas antes dos exercícios
A náusea também acontece durante o exercício porque o sangue que flui para o trato gastrointestinal e o estômago é redirecionado para os músculos em que estamos trabalhando, retardando a digestão e causando desconforto.
Por isso, é importante evitar comer coisas pesadas antes de se exercitar. Os alimentos ricos em gordura e proteína podem levar o dobro do tempo para serem digeridos do que alimentos mais facilmente digeridos. Isso os torna mais propensos a causar náuseas.
“Já, alimentos ricos em fibras, como batata doce e pão integral são opções muito interessantes”, indica Aryane Emerick, nutricionista do Smart Fit Nutri (app de consultas online com nutricionistas da Smart Fit).
4. Hidratação em excesso
Você quer se hidratar mas sem super-hidratar. Muita água dilui seus níveis de eletrólitos, causando hiponatremia (baixa concentração de sódio no sangue). O resultado? Você adivinhou: náuseas.
O ideal é dispersar o consumo de água ao longo do dia e não tomar grandes quantias de uma só vez antes do seu treino.
5. Exercícios de impacto
Exercícios particularmente intensos ou saltitantes, como correr ou saltar, são mais propensos a causar náuseas.
A explicação é bem simples: qualquer coisa que ainda esteja em seu estômago sendo digerida enquanto você se exercita será movimentada.
Se você sente muitas náuseas, considere trocar seu exercício atual por algo que o faça balançar menos. Por exemplo, troque o elíptico pela bicicleta.
6. Exercícios que geram muito esforço
Uma causa comum para se sentir mal depois de um treino é simplesmente tentar se esforçar demais quando seu corpo não está pronto para isso.
Treine no seu próprio nível. Isso não significa que você não deve se esforçar para alcançar um novo nível, mas faça isso aos poucos.
Uma boa ideia é também compartilhar os seus hábitos alimentares com quem programa seu treino. Assim, vocês podem definir juntos quais são os melhores horários para se exercitar ou, ainda, os melhores exercícios para fazer perto da hora da sua refeição.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: