Exercícios em grupo traz mais benefícios a saúde
Treinar com outras pessoas melhora o estresse emocional e físico
05/06/2023 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Larissa Serpa
Você gosta de ir para a academia praticar exercícios sozinho? Ou prefere aulas em grupo?
Calma, não tem resposta errada – o melhor é o que te motiva mais. Mas treinar em grupo tem alguns benefícios que o treino sozinho não traz.
Exercícios em grupo X exercícios individuais
Em um estudo, voluntários se dividiram em três grupos de exercícios:
- Um grupo fez um programa de treinamento funcional coletivo.
- Outro grupo era formado por praticantes individuais, que treinavam sozinhos ou com até dois parceiros.
- No grupo final, o único exercício dos alunos foi caminhar ou andar de bicicleta sozinhos para o trabalho ou faculdade.
Todos os alunos começaram o estudo aproximadamente no mesmo nível de estresse mental, físico e emocional.
Após 12 semanas, os praticantes de exercícios em grupo observaram melhorias nos três tipos de qualidade de vida.
Em comparação, os praticantes individuais melhoraram apenas a qualidade de vida mental – embora se exercitassem cerca de uma hora a mais por semana do que os praticantes em grupo.
Praticar exercícios em grupo proporciona menos dor
Outra pesquisa se concentrou no impacto do exercício em grupo – especificamente trabalhando em sincronia – na tolerância à dor e no desempenho atlético, recrutando pessoas para trabalhar em máquinas de remo.
Após a sessão, as pessoas que remaram em grupos sincronizando seus movimentos tiveram maior tolerância à dor em comparação com os remadores individuais.
Por quê? Os pesquisadores acreditam que o aumento da tolerância à dor pode resultar de uma maior liberação de endorfinas – os hormônios do “sentir-se bem”.
Nem todas as aulas em grupo são iguais
Em uma revisão de estudos, também se descobriu que os benefícios são maiores nas aulas em grupo em que você precisa interagir com os colegas (como nas aulas de artes marciais, em que você luta contra um colega) do que nas aulas em que, apesar de estar em grupo, você não interage com ninguém (como nas aulas de localizada, em que você apenas segue as instruções do professor).
“Além disso, treinar interagindo com alguém deixa a atividade mais dinâmica e motiva as pessoas a se desafiarem mais”, afirma Guilherme Micheski, gerente técnico da Smart Fit.
Interessou?
Então, dá uma olhada nas aulas coletivas da Smart Fit para escolher uma pra você!
Leia também: