14 motivos para começar a se exercitar hoje
Se está na dúvida sobre começar a se exercitar, confira alguns motivos que podem te animar.
30/08/2023 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Larissa Serpa
O treino regular está associado a muitos benefícios poderosos para a saúde. Confira alguns motivos para começar a se exercitar.
Em teoria, a maioria de nós sabe que o exercício faz bem. Mas se você já lutou contra a preguiça para treinar (quem nunca?), talvez precise ser lembrado das várias razões para colocar a regata e ir para academia.
De perda de peso a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, guarde essas vantagens na memória para, da próxima vez que estiver pensando em abandonar o treino, você ter mais motivação.
1. Faz você se sentir mais feliz imediatamente
Quem não ama a descarga de endorfinas depois de uma sessão de levantamento de peso ou aula de spinning?
As endorfinas são hormônios que aumentam o prazer, criando uma sensação geral de bem-estar e positividade logo após o treino.
Procure começar o dia com um treino de manhã e compare se você não vai se sentir mais alegre.
2. Diminui as dores
O exercício regular fortalece os músculos, diminuindo a dor crônica e o risco de lesões.
Mas não é somente assim que ele atua contra a dor. As endorfinas liberadas no treino também atuam como um analgésico natural e podem ajudar a aliviar dores de longo prazo.
3. Dá mais energia
Embora pareça contraditório que gastar energia possa dar mais energia, a ciência apóia essa afirmação.
A atividade física aumenta a frequência cardíaca e faz o sangue fluir. Mais oxigênio e nutrientes para os músculos significam níveis de energia mais altos.
Um estudo descobriu que 90% das pessoas que faziam um programa regular de exercícios relataram melhora da fadiga em comparação com aquelas que não se exercitaram.
4. Promove sono de qualidade
O exercício pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, deixando você mais relaxado para dormir.
Se você se exercita de dia, a exposição à luz solar também pode regular seu ciclo de sono.
Mas, se o seu treino é durante a noite, procure fazê-lo ao menos 4 horas antes de ir para cama, já que o resultado imediato é um pico de energia, antes do relaxamento.
5. Combate a depressão
Não estamos falando apenas da felicidade imediata liberada pelas endorfinas. A ciência mostra que, para casos leves ou moderados de depressão, o exercício pode ser um tratamento eficaz – e é até uma recomendação de psiquiatras.
O exercício aumenta a sensibilidade do cérebro à serotonina e à norepinefrina, que aliviam os sentimentos da doença.
6. Ajuda a manter músculos e ossos fortes
À medida que envelhecemos, perdemos massa e função muscular. Mas o exercício regular pode reduzir essa perda e manter a força.
À medida que nos exercitamos, nossos corpos liberam hormônios que ajudam os músculos a absorver aminoácidos e aumentam o crescimento muscular.
E de acordo com um estudo, o exercício enquanto somos jovens ajuda a aumentar a densidade óssea, o que pode ajudar a prevenir a osteoporose à medida que envelhecemos.
7. Reduz o risco de doenças crônicas (como diabetes e doenças cardíacas)
Pense em como a falta de exercício pode afetar sua saúde. O sedentarismo pode causar gordura abdominal significativa que tem sido associada a colesterol alto, inflamação, doenças cardíacas, derrame e diabetes.
Se exercitar regularmente diminui o risco de todas essas condições.
8. Aumenta a saúde do seu cérebro (evitando demência)
O exercício é benéfico para manter a saúde do cérebro para todos, mas ainda mais para aqueles que correm o risco de desenvolver demência e doença de Alzheimer.
O movimento promove a saúde cardiovascular, melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro e reduz a inflamação. Também estimula a produção de hormônios que aumentam o crescimento das células cerebrais.
9. Melhora a memória
Se você está sempre esquecendo dos seus compromissos ou onde deixou a chave, tenha isso como uma motivação a mais para ir para a academia.
Um estudo mostrou que o exercício afeta o hipocampo. Esta parte do cérebro é importante para a memória e aprendizagem e o exercício pode ajudá-lo a crescer, o que pode melhorar a função mental.
10. Melhora a pele
Com o suor que vem do treino, você pode achar que o exercício não tem um impacto positivo na sua pele. Mas ele aumenta os antioxidantes em seu corpo e esses antioxidantes ajudam a proteger as células do estresse oxidativo e dos radicais livres, que podem danificar sua pele e causar o envelhecimento precoce.
Só certifique-se de lavar a pele logo após o treino, para evitar espinhas e cravos.
11. Faz você ficar mais produtivo
Com a injeção de endorfinas, positividade e aumento de energia, não é de admirar que muitas pessoas afirmem que se sentem mais produtivas nos dias em que se exercitam.
Além desse aspecto biológico, a própria sensação de dever cumprido após um treino é bastante motivadora para a maioria das pessoas.
12. Melhora a vida sexual
O exercício pode levar a um coração e músculos mais fortes e maior flexibilidade, o que pode ser benéfico quando se trata de sua vida sexual.
A ciência também mostra que mulheres na pós-menopausa que se exercitam têm mais desejo sexual
Já, nos homens, o treino melhora significativamente a função erétil.
13. Ajuda a manter o peso
Se você está em seu peso ideal, o exercício pode ajudar de várias maneiras. Além de usar o excesso de calorias que seriam armazenadas como gordura, malhar ajuda a manter a massa muscular e reparar os músculos.
Também reduz o estresse e pode ajudá-lo a dormir – o que leva a boas escolhas quando se trata de comer.
14. Aumenta a confiança
É claro, com os benefícios físicos e estéticos dos exercícios, é de se imaginar que você vai se sentir melhor consigo mesmo.
Mas, ainda dá para somar à aparência no espelho a liberação de hormônios do prazer e a sensação de dever cumprido. Pois, tudo isso junto faz com que o treino regular seja uma indicação perfeita para quem quer aumentar sua autoestima.