Por que algumas pessoas têm mais facilidade para definir músculos
Veja o que fazer para definir seus músculos independentemente do seu tipo de corpo
30/05/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Todo mundo conhece aquelas pessoas que vão à academia por 2 semanas e, de alguma forma, já estão com bíceps visíveis.
Na verdade, “tônus muscular” nem sempre é uma indicação de força. Afinal, alguém com pouca gordura corporal pode ter uma musculatura muito mais visível, mesmo que não tenha os ganhos de força correspondentes. Por outro lado, alguém com mais gordura corporal pode ser bem forte, mesmo que os seus músculos não sejam visíveis.
Mas se você realmente quer aquele visual definido pelos músculos de verdade — ou seja, que deixa a aparência mais tonificada e também dá energia ao seu dia a dia —, é importante saber que isso envolve uma mistura de genética, escolhas de estilo de vida e exercícios.
O papel da genética nos músculos definidos
Tamanho dos músculos
Parte de quão musculoso você parece se resume aos genes. Algumas pessoas nascem com músculos longos e tendões curtos e isso é ideal para aquele look superdefinido.
Para avaliar o comprimento dos seus músculos, coloque o cotovelo em um ângulo de 90º e veja quantos dedos você consegue colocar entre a dobra interna do cotovelo e onde você sente que começa o bíceps. Quanto menos espaço você tiver (e menos dedos caberem), mais longa será a barriga muscular, o que significa maior potencial para construir tamanho, força e definição muscular.
Mas isso não significa que os altos têm vantagem: só porque você tem braços e pernas longos não significa necessariamente que você tenha barrigas musculares longas em comparação com seus ossos. Alguém que é baixo, por exemplo, ainda pode ter uma barriga muscular mais longa em relação aos ossos e ter o mesmo potencial para expandir sua massa muscular.
Quantidade de fibras
Na mesma linha, todo mundo nasce com fibras musculares de contração lenta e rápida. Quando você levanta peso, as de contração rápida respondem melhor e crescem com mais facilidade. Portanto, pessoas que nascem com uma percentagem superior de fibras de contração rápida respondem de forma mais rápida e eficaz ao estímulo do treino de força.
Gordura corporal
Se você tem um nível mais alto de gordura corporal, é como ter cobertores extras cobrindo sua cama. Isso desempenha um papel importante na capacidade de ver seus músculos.
A distribuição da gordura corporal também é, pelo menos parcialmente, genética. Ou seja, se você tem tendência a guardar mais gordura nos quadris, dificilmente seus glúteos serão super marcados.
Além da genética
As boas notícias? Deixando a genética de lado, todo mundo tem músculos e todos podem trabalhar para desenvolvê-los.
Infelizmente, não há muito que você possa fazer de diferente se tiver uma barriga muscular mais curta, mas você pode ajustar seu treinamento com base nos outros pontos.
Se você tem mais fibras musculares de contração lenta (pense: corredores de maratona), provavelmente será melhor em atividades de resistência, pois essas fibras musculares se fadigam mais lentamente do que as de contração rápida. Isso também significa que eles respondem melhor a altas repetições.
Se você nasceu com um nível mais alto de gordura corporal, também poderá se beneficiar de mais trabalho aeróbico e cardiovascular. Isso pode ajudar a elevar sua taxa metabólica de repouso, queimar mais calorias (chamado de efeito pós-queima) e é um fator importante quando se trata de manter um peso corporal saudável.
Como ter músculos mais definidos
Além desses pontos específicos, a receita para todos quando se trata de esculpir e desenvolver os músculos, é uma mistura de treinamento de resistência, como a musculação, com cardio.
Como os músculos contêm 75 a 77% de água, a hidratação também é importante: estar hidratado mantém os músculos funcionando melhor e com melhor aparência, além de cuidar bem da pele.
Depois, há dieta. Coma com moderação alimentos que podem ser armazenados como gordura (pense: pão branco, açúcares) e focar em proteínas, que não tendem a ser armazenadas em gordura.
Em quanto tempo vou ver músculos?
Com a alimentação adequada, musculação 4 vezes por semana e cardio ao menos 2 vezes, você provavelmente verá uma musculatura mais visível dentro de quatro a seis semanas. Se você tiver um pouco mais de gordura, pode demorar mais – cerca de oito a 12 semanas.
Mas tenha em mente que em vez de usar a aparência como medida de sucesso, é importante usar como você se sente. Mesmo que você não consiga ver seus músculos, se sentir algumas partes duras ao contrair os músculos, você está se movendo na direção certa para deixar os músculos mais duros e tonificados.