A importância da alimentação pré e pós-treino
Invista no lanche certo e potencialize os resultados do seu treino
24/08/2016 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Você treina bastante e quase não vê resultados? Saiba que o erro pode estar em sua alimentação! Não fazer um bom pré e pós-treino, pode prejudicar tudo o que você conquistou até agora. Mas calma que, com as refeições regra das, você vai atingir o seu objetivo.
Manter uma boa alimentação é fundamental para quem pratica exercícios físicos, isso porque o pré e pós-treino melhoram o desempenho e previnem lesões.
Segundo a nutricionista Fúlvia Hazarabedian: “A alimentação direcionada ao treino permite a melhora da performance, sendo assim, a evolução de cargas, repetições e tempo de corrida melhoram”.
Se você tem como objetivo perder peso ou aumentar a massa muscular, os alimentos pré e pós-treino vão auxiliar esse processo. O perfil da alimentação é ajustado conforme o objetivo, perfil físico e necessidades [de cada um]. Desta forma, o valor calórico e a distribuição de nutrientes é proporcional a esses fatores”, explica Fúlvia.
Diferença entre pré e pós-treino
Agora que você sabe a importância de se alimentar bem no pré e no pós-trieno, entenda quais alimentos devem fazer parte desses lanches (ou refeições) e quais as funções dele no seu treino.
É o que dá energia para o seu corpo ANTES de praticar exercícios físicos! O que você deve comer é o carboidrato, pois ele vira glicose no organismo, o que gera energia e potencializa o treino. A falta desse alimento para quem treina é prejudicial, podendo afetar o treino e a saúde. Isso acontece porque, com a falta de carboidrato no corpo, ele utiliza outros meios como fonte de energia, como a proteína, o que pode fazer você perder massa magra.
Alimentação pré-treino
O que comer: Aveia, banana e batata doce são alguns exemplos. E também os integrais, como pão, arroz e macarrão.
Essa é a hora em que você está cansado e chega em casa. Você vai comer o que tiver pela frente, certo? Errado! A alimentação pós-treino é importante para repor as energias gastas durante os exercícios, fornecendo nutrientes para a recuperação muscular DEPOIS do treino.
Alimentação pós-treino
O que comer: Granola com iogurte, sanduíche com proteína ou uma refeição completa como arroz, feijão, carne branca e salada. Essas são algumas opções!
É importante manter uma dieta rica em nutrientes, proteínas e carboidratos, mas dependendo de cada objetivo a quantidade e proporção entre eles pode variar. Os exercícios físicos combinados com uma boa alimentação e descanso trazem muitos benefícios que vão melhorar seu corpo, qualidade de vida e o rendimento nos treinos.
O alimento CERTO pode ajudar a diminuir a fadiga, preservar a massa muscular e recuperar todo o organismo. Ah, e claro: Beba bastante água.
Quer ter acesso a nutricionistas sem sair de casa? Acesse o Smart Fit Nutri e conheça todos os benefícios do programa de acompanhamento nutricional da Smart Fit.
Um aplicativo de nutrição que pode ser usado mesmo por quem ainda não é aluno da Smart Fit, sendo possível fazer consulta nutricional e a medição de bioimpedância.