Você sabe o que é uma dieta hipocalórica?
Venha conferir se a dieta hipocalórica é a certa para o seu objetivo com a ajuda do Smart Fit Nutri!
08/04/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Victor Clementino, CRN-3: 78915/P.
O que é dieta hipocalórica?
A dieta hipocalórica é um planejamento alimentar onde se tem uma restrição de calorias, ou seja, a pessoa vai consumir menos calorias do que gasta no dia a dia.
O termo técnico para esse tipo de dieta é o famoso déficit calórico.
Algumas mudanças nos hábitos e comportamentos também podem levar a pessoa ao déficit calórico.
Por que fazer uma dieta hipocalórica?
Fazer uma dieta hipocalórica pode ser uma escolha consciente para alcançar o objetivo relacionado à saúde, ao corpo e ao bem-estar. Algumas razões pelas quais nutricionistas podem passar uma dieta com restrição de calorias:
- Emagrecimento: A razão mais comum para fazer uma dieta hipocalórica é a perda de peso. Ao consumir menos calorias do que o corpo precisa para suas atividades diárias, ele é forçado a queimar as reservas de gordura para obter energia, isso resulta em um emagrecimento gradual e sustentável.
- Melhora da saúde: Uma dieta hipocalórica pode trazer benefícios como a redução dos níveis de colesterol, controle da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares.
Como fazer uma dieta hipocalórica?
Fazer uma dieta hipocalórica envolve alguns passos importantes para garantir que você consuma menos calorias do que seu corpo precisa para suas atividades diárias. Aqui estão algumas dicas de como fazer uma dieta restrita em calorias de maneira saudável e eficaz:
- Necessidades calóricas: Antes de começar a dieta, é importante passar em consulta com um nutricionista para ele entender quantas calorias seu corpo precisa para atingir o seu objetivo. Isso varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como idade, peso, altura, sexo e nível de atividade física. O Smart Fit Nutri te ajuda nesse processo.
- Planejamento das refeições: Ter um plano alimentar balanceado que inclua uma variedade de alimentos nutritivos e com baixo teor calórico.
- Manter o seu corpo hidratado: Beba bastante água ao longo do dia para ajudar na eliminação de toxinas e ajudar na sensação de saciedade.
- Pratique atividade física regularmente: Combine sua dieta com a prática regular de exercícios físicos para aumentar a queima de calorias, melhorar a saúde do coração, fortalecer os músculos e potencializar o seu emagrecimento.
Receita hipocalórica para inserir na rotina!
Receitinha para os dias frios e que você pode incluir na dieta pois tem pouquíssimas calorias:
Sopa de legumes com Frango.
Ingredientes:
- ½ de cebola picada;
- 1 colher de sopa de azeite;
- 1 mandioquinha;
- 2 cenouras;
- 100g de vagem fresca;
- 2 dentes de alho;
- 500g de peito de frango sem pele, cortado em cubos;
- Sal, salsinha e pimenta à gosto.
Modo de Preparo:
- Corte as cenouras e a mandioquinha em cubinhos pequenos e reserve.
- Tempere o frango com sal e alho à gosto.
- Em uma panela aqueça o azeite, junte a cebola e refogue até que ela fique transparente. Depois, acrescente o frango, mexa, e coloque um pouquinho de água (meio copo basta). Abaixe o fogo e deixe o frango cozinhar.
- Quando o frango estiver cozido, acrescente os legumes e cubra com água.
- Corrija o tempero, se for necessário.
- Para deixar o caldinho ainda mais gostoso, experimente apertar de leve alguns pedacinhos de mandioquinha com um garfo, até que eles se desfaçam, isso faz com que o caldo engrosse e fique saboroso.
- Sirva quente, decorado com um pedacinho de coentro, caso desejar.
A dieta hipocalórica pode ser uma ferramenta poderosa para quem busca emagrecer de forma saudável. Ao adotar uma abordagem equilibrada, combinando restrição calórica com escolhas alimentares inteligentes e atividade física, é possível conquistar não apenas um corpo mais leve, mas também uma vida mais saudável.