Por dentro das Olimpíadas 2024: conheça a canoagem
O esporte é perfeito não só para competidores mas também para quem quer uma atividade ao ar livre
14/05/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
A canoagem é um esporte que exige bastante da disciplina e dos membros superiores e core do seu corpo. Não é à toa que a atividade está na grade dos jogos de Paris 2024.
Mas o esporte vai além da habilidade física. A mente e a saúde geral do organismo são beneficiados nessa modalidade que, além de tudo, ainda te coloca em contato com a natureza.
A seguir, a gente te ensina tudo que você precisa saber sobre a canoagem — dentro e fora dos Jogos Olímpicos.
O que é canoagem?
Como explica a Confederação Brasileira de Canoagem, é uma atividade ao ar livre que envolve remar em uma canoa, que é um barco estreito movido por um remo. É uma atividade versátil que pode ser praticada em diversos corpos d’água, incluindo lagos, rios e oceanos, bem como um esporte competitivo.
Benefícios da canoagem
Benefícios estéticos
Remar em uma canoa trabalha a parte superior do corpo, incluindo braços, ombros, peito e músculos das costas. Também envolve os músculos centrais (aqueles em volta da barriga, como abdômen e lombar), que são importantes para o equilíbrio e a estabilidade.
Benefícios para saúde
Como é um exercício de baixo impacto, é mais suave para as articulações do que atividades como correr ou pular.
Além disso, remar em uma canoa em ritmo moderado pode aumentar sua frequência cardíaca e proporcionar um bom treino aeróbico. Isso pode ajudar a fortalecer o coração e os pulmões e a melhorar sua aptidão cardiovascular geral.
Benefícios para o peso
A canoagem também ajuda a queimar calorias e perder peso. Dependendo do seu peso e da intensidade da remada, você pode queimar entre 400 e 600 calorias por hora durante a atividade.
Benefícios para a mente
Passar um tempo na natureza, tomar ar fresco e fazer exercícios pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. A canoagem também pode proporcionar uma sensação de realização e confiança.
Canoagem nas olimpíadas
As competições de canoagem nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris estão programadas para duas modalidades principais: canoagem slalom, que acontecerá de 27 de julho a 5 de agosto, e canoagem de velocidade (ou sprint), de 6 a 10 de agosto.
A canoagem slalom vai ter uma modificação: os 1.000 metros masculinos serão substituídos pela metade de sua distância, 500 metros, para se alinharem com o lado feminino do programa.
Regras da canoagem
À medida que os competidores remam ao longo do percurso, eles devem passar por uma série de 18 a 25 portões estrategicamente posicionados – os portões consistem em dois postes suspensos, medindo entre 1,4 e 4 metros de largura.
Aqui está um guia sobre como funciona a pontuação para as provas de canoagem nas Olimpíadas.
Regra dos cinco metros
Para evitar que os barcos sigam na esteira uns dos outros, um barco não pode chegar a menos de cinco metros de um barco próximo a ele. Se isso ocorrer, o árbitro do percurso, que acompanha os competidores em uma lancha, dá ao barco infrator uma bandeira vermelha. A comissão de competição decide então se o barco deve ser desclassificado.
Penalidades
Na canoagem slalom, tocar em um portão pelo percurso acrescenta uma penalidade de dois segundos ao tempo de corrida do competidor, enquanto errar totalmente o portão acarreta a penalidade de 50 segundos.
Desqualificação
Se um barco virar, seu competidor está desclassificado, assim como se o competidor der uma falsa largada duas vezes, antes do árbitro liberar o início da corrida.
Vencedor
O vencedor da prova é o competidor que cruzar a popa pela linha de chegada em menos tempo (considerando os segundos adicionados nas penalidades).
Máquina de remo x canoagem
Na academia, um equipamento essencial para quem quer praticar canoagem é a máquina de remo.
Ela simula o movimento de remada, fortalecendo os músculos necessários para o esporte.
Os principais grupos musculares atingidos por essa máquina são peitorais, braços, músculos abdominais e oblíquos, fazendo dela o queridinho dos atletas de canoagem.
Mas ela ainda tem um bônus: os músculos das pernas também são ativados, principalmente durante a parte de impulso da braçada.
Além disso, ela aumenta sua potência de remada e a resistência, para que você consiga enfrentar a água com muito mais facilidade.