Por dentro das Olimpíadas 2024: Badminton
Apesar de ser confundido com o tênis, a modalidade tem regras próprias
11/06/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Não é de hoje que o Badminton vem conquistando adeptos. A modalidade, que faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1992, é uma alternativa fantástica para quem quer criar condicionamento físico. O esporte proporciona um treino acelerado, alguns grandes benefícios à saúde e pode ser jogado tanto socialmente quanto competitivamente.
O que é o badminton
O badminton é um esporte de raquete praticado em uma quadra retangular separada por uma rede. O objetivo principal é marcar pontos acertando a peteca na quadra do oponente.
A origem do esporte remonta à antiga Índia, onde era originalmente conhecido como “Poona”. Oficiais do exército britânico interessaram-se pelo jogo e o apresentaram à Inglaterra.
Em 1873, o badminton foi jogado em uma festa organizada pelo duque de Beaufort em sua propriedade rural, Badminton House, em Gloucestershire, onde o jogo recebeu seu nome atual deste evento.
Benefícios do badminton
Trabalha o corpo todo
Enquanto você está correndo atrás da peteca e fazendo seu coração bater mais forte, você pode queimar cerca de 450 calorias por hora. Os movimentos variados proporcionam um treino cardiovascular poderoso, envolvendo todo o corpo, incluindo isquiotibiais, quadríceps, panturrilhas e núcleo.
É um exercício flexível e divertido
Para adultos, a Organização Mundial da saúde indica fazer 30 minutos de exercícios, cinco vezes por semana. O badminton é um esporte divertido e flexível que pode ser praticado nesse intervalo, mesmo com sua agenda lotada – e você ainda pode usar seu treino como uma oportunidade para socializar e conversar com amigos e familiares.
Melhora o seu bem-estar mental
Participar de qualquer forma de atividade física regular ajuda a liberar nossos hormônios naturais de felicidade, as endorfinas. Por sua vez, isso pode ajudar a reduzir a depressão, a ansiedade e o estresse e a melhorar o humor e sono em geral. Conversar com outros jogadores e disputar partidas individuais ou duplas significa que o badminton é um esporte social, o que pode ser particularmente benéfico no combate à solidão entre jogadores mais velhos.
Melhora a saúde do coração
O badminton diminui os níveis de colesterol “ruim”, que pode bloquear os vasos sanguíneos e melhora os níveis de colesterol bom. Isto leva a um risco reduzido de hipertensão (pressão alta), ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Ajuda a reduzir os riscos de diabetes e osteoporose
O badminton pode reduzir os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 na idade adulta. Reduz a produção de açúcar no fígado, o que por sua vez reduz o açúcar no sangue em jejum do corpo.
Já para crianças e jovens, correr atrás da peteca e movimentar-se pela quadra em ritmo acelerado pode ajudar no desenvolvimento da massa e densidade óssea. Isso diminui a probabilidade de osteoporose no futuro.
Aumento da expectativa de vida
Um estudo dinamarquês realizado com 9.000 pessoas descobriu que praticar um esporte baseado em raquetes, como o badminton, pode aumentar a sua expectativa de vida em aproximadamente seis anos. Como comparação, o futebol pode aumentar a expectativa em quatro anos, enquanto o ciclismo, a natação e o jogging, em três anos.
Mobilidade aprimorada
À medida que envelhecemos, a nossa mobilidade começa gradualmente a tornar-se mais limitada. O badminton evita isso garantindo a lubrificação das nossas articulações e mantendo o nosso regime de condicionamento físico ativo. Também ajuda a minimizar o risco de artrite e outros problemas articulares.
Badminton nas olimpíadas
Sua primeira aparição nos Jogos Olímpicos ocorreu como esporte de demonstração em 1972, em Munique. Foi apenas em 1992 que a disputa tornou-se um evento de medalha, totalizando 8 edições disputadas.
Hoje, o badminton é disputado nas Olimpíadas nas categorias individual e em dupla e, nos Jogos de 2024, terá sua nona edição.
Regras do badminton
Pontuação: Os jogos normalmente são disputados até 21 pontos, com o primeiro jogador ou equipe a atingir 21 pontos (com uma margem de pelo menos dois pontos) vencendo o jogo. As partidas geralmente são em melhor de três jogos.
Saque: O sacador deve acertar a peteca abaixo da cintura e diagonalmente através da rede até a área de saque do adversário. Nas duplas, o saque deve cruzar a rede até a área de saque diagonal.
Rally: Os jogadores se revezam para acertar a peteca por cima da rede até que ela caia fora de campo, seja perdida ou uma falta seja cometida.
Faltas: As faltas comuns incluem acertar a peteca fora de campo, não limpar a rede e entrar na quadra adversária durante o jogo.
Quando assistir
As competições do badminton em Paris vão acontecer do dia 27 de julho a 5 de agosto de 2024. A casa do esporte nos Jogos será a Arena Porte de La Chapelle.