Glutamina: o que é, benefícios e mais
Descubra quando usar esse suplemento queridinho dos atletas Entre os diversos suplementos que você encontra nas lojas especializadas, a glutamina é um bastante comum. Mas você sabe do que se trata? A seguir, o nosso time de nutricionistas do Smart Fit Nutri, app de acompanhamento nutricional online, explica tudo que você precisa saber sobre esse […]
19/11/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Descubra quando usar esse suplemento queridinho dos atletas
Entre os diversos suplementos que você encontra nas lojas especializadas, a glutamina é um bastante comum. Mas você sabe do que se trata?
A seguir, o nosso time de nutricionistas do Smart Fit Nutri, app de acompanhamento nutricional online, explica tudo que você precisa saber sobre esse nutriente:
O que é glutamina?
A glutamina é um aminoácido e pode ser produzida naturalmente em seu corpo. Na verdade, é o aminoácido mais abundante no sangue e em outros fluidos corporais.
No entanto, há momentos em que as necessidades de glutamina do seu corpo são maiores do que sua capacidade de produzi-la.
Para que serve a glutamina?
Aminoácidos como a glutamina são moléculas que desempenham muitas funções no corpo. Eles servem como blocos de construção para proteínas, que constroem todos os órgãos e tecidos (incluindo os músculos), além de transportar substâncias no sangue e combater vírus e bactérias prejudiciais.
Além disso, a glutamina é uma molécula importante para a saúde intestinal.
Onde encontrar glutamina
A glutamina é encontrada naturalmente em uma variedade de alimentos. Foi estimado que uma dieta típica contém de 3 a 6 gramas por dia, mas isso pode variar com base na sua dieta específica.
As maiores quantidades são encontradas em produtos de origem animal devido ao seu alto teor de proteína. No entanto, alguns alimentos de origem vegetal têm uma porcentagem maior dela em sua proteína.
A seguir estão as porcentagens de proteína composta de glutamina em cada alimento:
- Ovos: 4,4% (0,6 g por 100 g de ovos);
- Carne bovina: 4,8% (1,2 g por 100 g de carne bovina);
- Leite desnatado: 8,1% (0,3 g por 100 g de leite);
- Tofu: 9,1% (0,6 g por 100 g de tofu);
- Arroz branco: 11,1% (0,3 g por 100 g de arroz);
- Milho: 16,2% (0,4 g por 100 g de milho).
Concentrar-se em obter proteína suficiente em sua dieta geral é uma maneira fácil de aumentar potencialmente a quantidade de glutamina que você está consumindo.
Quais os benefícios da glutamina na musculação?
Uma das funções mais importantes da glutamina é seu papel no sistema imunológico, como citado acima. Ela é uma fonte crítica de combustível para células imunológicas, incluindo glóbulos brancos e certas células intestinais.
No entanto, seus níveis sanguíneos podem diminuir devido a grandes ferimentos, queimaduras ou cirurgias.
Se a necessidade do corpo por glutamina for maior do que sua capacidade de produzi-la, seu corpo pode quebrar os estoques de proteína, como músculos, para liberar mais desse aminoácido, fazendo com que você perca massa magra.
Por essas razões, dietas ricas em glutamina ou suplementos de glutamina são frequentemente prescritas para certificar o aumento e manutenção dos músculos para quem treina.
Além disso, estudos demonstraram que tomar suplemento de glutamina não só melhora o ganho muscular mas também o desempenho do exercício.
Por que escolher suplementos com glutamina?
Além de ajudar na hipertrofia, optar por suplementos com glutamina ainda ajuda na imunidade.
Os benefícios da glutamina para o sistema imunológico estão relacionados ao seu papel na saúde intestinal – no corpo humano, os intestinos são considerados a maior parte do sistema imunológico.
A glutamina é uma importante fonte de energia para células intestinais e imunológicas e também ajuda a manter a barreira entre o interior de seus intestinos e o resto do seu corpo, protegendo assim contra um intestino permeável. Isso evita que bactérias ou toxinas prejudiciais se movam de seus intestinos para o resto do seu corpo.
Experimente a glutamina do Smart Fit Supps
Nossa Glutamina é obtida pela fermentação de fontes vegetais (milho ou cana-de-açúcar) e não contém glúten.
Aqui, entram somente matérias-primas importantes, reconhecidas e de qualidade. Em uma fórmula que contribui para a construção de proteínas para todos os perfis e necessidades.
Bom para todos, ótimo para os músculos, que ganham resistência e melhoram a recuperação.