Como os suplementos agem no nosso corpo
Você vive pelo seu whey e creatina. Mas você sabe o efeito deles no organismo?
19/12/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
De géis energéticos a pós como a creatina, há muitos suplementos disponíveis, e todos eles podem beneficiá-lo de diferentes maneiras. No entanto, alguns suplementos têm efeitos colaterais dos quais você deve estar ciente.
Seja você um atleta semi profissional que deseja melhorar seu desempenho ou simplesmente alguém que quer obter mais resultados da academia, este guia lhe dirá tudo o que você precisa saber sobre suplementos esportivos e como eles agem no seu corpo.
Creatina
A creatina é uma substância encontrada naturalmente nas células musculares. Metade da creatina do seu corpo vem dos alimentos que você come, principalmente carne vermelha e frutos do mar. O restante da creatina em seu corpo é produzida no fígado e nos rins.
Os suplementos de creatina são naturais, o que os torna uma escolha mais segura e popular para aumentar o desempenho.
Como a creatina age no corpo
Pesquisas mostram que a creatina ajuda na hipertrofia porque pode diminuir os níveis de miostatina, uma molécula responsável por retardar o crescimento muscular.
A creatina também pode prevenir a desidratação, fazendo com que seus músculos retenham mais água.
Efeitos colaterais da creatina
Quando você toma a dose recomendada de creatina, geralmente é seguro por até 5 anos. No entanto, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais, que incluem:
- Ganho de peso
- Cãibras musculares
- Distensões musculares
- Dor de estômago
- Diarreia
- Tontura
- Pressão alta
- Disfunção hepática
- Danos renais
Tomar suplementos de creatina por mais de 5 anos pode impedir que o corpo faça suas próprias reservas.
Pré-treino
Pré-treino são suplementos projetados para aumentar seus níveis de energia e aumentar seu desempenho durante um treino. Eles não apenas melhoram seu desempenho, mas também podem ajudar na recuperação.
O suplemento deve ser tomado cerca de 30-60 minutos antes do exercício, dando aos ingredientes tempo suficiente para serem absorvidos e começarem a funcionar. Tomar consistentemente o pré-treino oferece melhores resultados em comparação a tomá-lo de vez em quando.
Como o pré-treino age no corpo
Os suplementos pré-treino geralmente contêm cafeína, BCAAs, creatina, beta-alanina e muitos outros ingredientes que dão energia adicional, permitindo que treinem em maior intensidade por mais tempo. Um dos ingredientes mais comuns no pré-treino é a cafeína, que ajuda a melhorar o estado de alerta e a função cognitiva.
Consumir pré-treino regularmente permite que os ingredientes se acumulem em seu corpo. Depois de usar pré-treino por três semanas, você deve começar a notar que seus treinos duram mais e que você se sente menos cansado durante e depois deles.
Efeitos colaterais do pré-treino
O consumo de pré-treino é geralmente seguro se você for saudável e não tiver nenhuma condição de saúde subjacente. No entanto, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais:
- Sensação de nervosismo
- Formigamento na pele
- Retenção de água
- Palpitações cardíacas
Proteína em pó (whey)
A proteína em pó é um suplemento projetado para ajudar você a atingir suas metas de proteína. É uma maneira fácil de adicionar mais proteína à sua dieta. Você pode misturá-la em um shake, usá-la como ingrediente para pão e panquecas ou polvilhar em cima do seu iogurte.
A proteína em pó vem de fontes animais, como soro de leite e caseína, ou fontes vegetais, como soja e ervilhas.
Como a proteína em pó age no corpo
Incluir proteína em pó na sua dieta pode ajudar você a atingir suas metas de proteína. Uma dieta rica em proteínas pode mantê-lo mais satisfeito, evitando lanches, o que pode ajudar você a perder peso.
A proteína em pó também pode melhorar o tamanho e a força muscular quando tomada junto com o treinamento de resistência, como levantamento de peso. Além de ajudar no crescimento muscular, a proteína em pó pode reparar músculos e tecidos danificados.
Efeitos colaterais da proteína em pó
Quando usada como parte de uma dieta balanceada, você raramente sente efeitos colaterais da proteína em pó. No entanto, alguns efeitos colaterais potenciais da proteína em pó incluem:
- Gases, inchaço, diarreia, cólicas
- Acne
- Náusea
- Sede
- Dores de cabeça
Você não deve consumir mais do que a dose diária recomendada de proteína. Altas doses de proteína em pó por um período prolongado podem colocá-lo em risco de doença renal.
Aminoácidos (como BCAAs)
Aminoácidos são os blocos de construção da proteína. Seu corpo precisa de 20 aminoácidos essenciais, também conhecidos como BCAAs, para funcionar efetivamente.
Seu corpo pode produzir muitos aminoácidos; no entanto, você obtém nove por meio de alimentos e suplementos.
Como os aminoácidos agem no corpo
Um dos benefícios dos suplementos de aminoácidos é que eles podem ajudar seus músculos a ficarem menos doloridos após o treino. Eles funcionam diminuindo os níveis sanguíneos de creatina quinase e lactato desidrogenase, que contribuem para os danos musculares.
Os aminoácidos também podem diminuir seus níveis de açúcar no sangue, ajudando você a manter níveis normais.
Efeitos colaterais dos aminoácidos
Para a maioria das pessoas, os suplementos de aminoácidos são seguros. No entanto, pessoas com diabetes ou condições de saúde mental pré-existentes precisam ter cuidado com este suplemento alimentar. Os efeitos colaterais dos aminoácidos incluem:
- Náusea
- Desconforto estomacal
- Resistência à insulina
- Apetite diminuído