Kettlebell Snatch: benefícios e como fazer
Esse é um exercício de corpo inteiro que você pode realizar em qualquer lugar
17/04/2025 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Larissa Serpa
Seja na academia ou em casa, um kettlebell é um ótimo complemento para seus treinos. O peso em formato de “sino de vaca” oferece benefícios de força ao mesmo tempo que é fácil de segurar e manobrar – e de guardar em algum armário.
Usando esse acessório, o kettlebell snatch é um exercício comum no crossfit mas também é útil para qualquer pessoa que quer ter mais força e mobilidade. A seguir, nós te ensinamos tudo que você precisa saber sobre esse exercício.
Músculos trabalhados em um Kettlebell Snatch
O exercício trabalha todos os grandes grupos musculares: quadríceps, quadris, glúteos, isquiotibiais e abdômen (na parte inferior do corpo), além de ombros, braços, parte média e superior das costas (na parte superior do corpo).
Benefícios do kettlebell snatch
1. Queima de calorias. O movimento emprega diversos músculos, que, por sua vez, utilizam toneladas de energia. E energia é o quê? Correto: calorias.
2. Cardio de baixo impacto. Você não precisa mover os pés e forçar as articulações para elevar a frequência cardíaca e fazer um treino cardiovascular suado, deixando seu coração e pulmões mais fortes sem riscos de lesões.
3. Força. Cada movimento está associado a ganhos de força e potência, especialmente na parte superior do corpo.
4. Estabilidade e mobilidade. Para aprender um bom snatch você precisará abrir o peito e estender a mão totalmente para cima, forçando seu ombro a trabalhar a amplitude e seu núcleo e manter a estabilidade.
Como fazer um kettlebell snatch
O movimento não é complicado, mas podem ser necessárias algumas tentativas para dominá-lo. Aqui está seu passo-a-passo:
- Fique em pé com as pernas afastadas na distância do quadril e coloque o kettlebell entre os pés.
- Leve o quadril para trás, como se fosse sentar em uma cadeira (mas não tanto quanto um agachamento completo), e segure a alça do kettlebell uma mão.
- Balance o kettlebell para trás entre as pernas com uma mão, mantendo a outra livre.
- Em um movimento rápido, levante o kettlebell acima da cabeça enquanto volta a ficar em pé. Quando o kettlebell atingir a altura dos ombros, afrouxe a aderência dos dedos para que a alça deslize na palma da mão. Deixe o impulso do seu movimento balançar o kettlebell para cima e para baixo, parando nas costas da sua mão.
- Segure brevemente a pressão acima da cabeça. Em seguida, leve o kettlebell à sua frente, fazendo uma transição suave para a posição inicial de balanço. Isso é uma repetição completa.
Depois de completar uma série de um lado, troque de braço e repita o exercício para garantir desenvolvimento muscular em ambos os lados.
Erros comuns
Começar com um peso muito pesado:
Comece com um peso mais leve para pegar o jeito do movimento sem forçar muito.
Tensionar o pescoço:
É fácil encolher o pescoço enquanto você puxa o kettlebell acima da cabeça. Mantenha o queixo abaixado em vez de incliná-lo para proteger o pescoço.
Prender a respiração:
Tente inspirar enquanto balança para cima e expire quando alcançar a extensão.