5 exercícios para o culote
Veja como melhorar a região com treino e alimentação
21/09/2020 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Larissa Serpa
Sabe a região lateral da perna, logo abaixo do quadril? Quando essa área acumula gordura, ela é conhecida como culote e pode ser alvo de reclamação de muitas pessoas. Por isso, conversamos com especialistas e separamos algumas dicas e exercícios para culote que ajudam a reduzir as medidas dessa área. Confira!
O que é o culote
Para começar, o culote nada mais é que o acúmulo de gordura na região lateral e superior das coxas, logo abaixo do quadril, e é muito comum em mulheres. “Esse local de acúmulo está relacionado a uma predisposição genética, além de estilo de vida. No caso das mulheres, elas tendem a acumular mais nesta região de coxas, quadril e glúteos”, esclarece o dermatologista Abdo Salomão Junior, de Minas Gerais.
Não estamos falando de músculos, que resultam naquele quadril curvilíneo conquistado na academia. Justamente por se tratar de tecido adiposo (gordura), o culote tende a não apresentar um formato agradável e linear, deixando a aparência da região flácida.
É possível diminuir o culote?
Sim, mas não confunda com o quadril, cujo tamanho é determinado pelo osso da bacia e, portanto, não temos como diminuir. A gordura logo abaixo, por outro lado, deve ser tratada como qualquer outro acúmulo adiposo: com uma combinação dos exercícios corretos e boa alimentação.
No pilar da alimentação, a melhor estratégia, segundo Abdo, é a reeducação alimentar, reduzindo consumo de alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas e carboidratos simples (massas brancas), além de ingerir bastante fibras, reduzir consumo de álcool e optar por proteínas magras (de carne branca ou verduras, por exemplo).
Já, quanto a exercícios, Luan Rodrigues, educador físico da Smart Fit, reforça que não há um específico para culote, mas treinar os membros inferiores, especialmente movimentos que deixam a região do quadril e coxas mais definida, vai ajudar a “atacar” o problema. Abaixo, ele lista os melhores exercícios para isso.
Melhores exercícios para o culote
Converse com seu professor para inserir esses exercícios ao seu circuito e indicar algumas aulas – ou estratégia – para queima de gordura. A combinação de exercícios para definir + treino para eliminar tecido adiposo é certeira para melhorar o culote.
1. Agachamento
Como fazer: Fique em pé com as pernas separadas na largura dos quadris. Leve o quadril para trás e para baixo, como se fosse sentar. Contraia os glúteos para voltar à posição inicial.
Atenção: Ao abaixar, certifique-se de que é o seu quadril que está indo para trás e não os seus joelhos que estão indo para frente (eles não devem ultrapassar as pontas dos seus pés)!
2. Leg Press
Como fazer: Posicione os pés na máquina* (eles devem ficar afastados na largura dos ombros). Tire a trava de segurança e deixe a plataforme descer em sua direção, então empurre de volta à posição inicial, em um movimento lento, firme e contínuo. Comece com um peso desafiador, mas ainda confortável, e vá aumentando 10% da carga com o passar das semanas.
Atenção: Os joelhos devem permanecer alinhados durante todo o movimento, cuidado para não empurrá-los para fora durante a execução.
*Chame um professor para operar a máquina com segurança.
3. Cadeira abdutora
Como fazer: Sente-se na máquina, posicione os pés nos apoios, suba a trava e una as pernas devagar. Para o movimento de abdução, você deve fazer força empurrando a máquina para fora, afastando os joelhos. Depois você deve voltar à posição inicial lentamente, segurando o peso. Mantenha o abdômen contraído e a respiração controlada durante a execução do exercício. Comece com um peso desafiador, mas ainda confortável, e vá aumentando 10% da carga com o passar das semanas.
Atenção: O ideal é que sua lombar esteja apoiada durante o movimento. Se você não alcança o encosto da cadeira, use o auxílio de um tapete de exercícios dobrado atrás de você.
4. Agachamento Sumô
Como fazer: Fique em pé com as pernas separados além da largura dos quadris e os pés um pouco apontados para fora. Leve o quadril para trás e para baixo. Contraia os glúteos para voltar à posição inicial.
Atenção: Mais uma vez, ao abaixar, certifique-se de que é seu quadril que está indo para trás e não seu joelho que está indo para frente!
5. Passada
Como fazer: Com os pés afastados na largura do quadril, dobre os joelhos em cerca de 45 graus, deixando a coluna reta. Mantenha essa posição e dê alguns passos largos para o lado, sem desdobrar os joelhos. Então volte à posição inicial da mesma forma (dando alguns passos largos, com os joelhos em 45 graus).
Atenção: Você também pode fazer esse exercícios com o auxílio de uma faixa de resistência logo acima dos joelhos.