Para ganhar músculos, quanto mais proteína melhor. Será?
Quem responde a essa e outras dúvidas é João Tavares, nutricionista do Smart Fit Nutri
09/06/2021 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
A proteína é um dos principais “blocos de construção” do nosso corpo. Imagine só, precisamos dela para quase tudo – na produção de anticorpos, que vão defender o organismo de infecções, e de hormônios, que regulam processos como a fome e sono. Proteínas também são responsáveis pela reparação e pelo crescimento muscular.
Para ilustrar, pense em uma reforma em um quarto da sua casa – você quer deixá-lo mais amplo e funcional. Mas, para isso, seria necessário quebrar e erguer algumas paredes novas. É isso que acontece com os seus músculos durante o treino: as proteínas são os tijolos na reestruturação da musculatura. “Quando ocorre o estímulo por meio dos exercícios, você danifica algumas fibras musculares que precisam de reparo; a proteína constrói fibras maiores e mais resistentes”, explica João Tavares, do Smart Fit Nutri (app de consultas online com nutricionistas da Smart Fit).
Então, quanto mais proteína maior o ganho de massa muscular?
Não exatamente: as necessidades de proteína variam muito de pessoa para pessoa. A quantidade ideal, na maioria das vezes, parte do seu estilo de vida, nível de atividade física, idade, estado atual de saúde e composição corporal. Não adianta encher o prato de filé de frango ou ovo cozido: para ganhar mais músculos, você precisa estar atento também ao treino e à dieta como um todo.
E a refeição logo após o treino precisa ter proteína?
De fato, é interessante consumir fontes de proteína depois de fazer exercícios. Mas não há regra, como explica João Tavares: a próxima refeição é o almoço ou o jantar? Então, se a alimente normalmente. A melhor estratégia é consultar um nutricionista e adequar o seu cardápio (vale a pena agendar um papo com os profissionais do Smart Fit Nutri).
Proteína animal e vegetal têm o mesmo valor?
Sim! E nas palavras do expert, proteína é proteína, não importa a origem. O que as diferencia é a quantidade de aminoácidos (substâncias que formam as proteínas). É legal ressaltar que existem diversas proteínas vegetais que, quando combinadas, oferecem ótimos valores de aminoácidos para quem está buscando ganhar de massa muscular.
Proteína engorda?
Essa é uma boa pergunta! Quando pensamos em emagrecimento, a ideia é consumir menos calorias do que gastamos, certo? Assim, a gente queima o que já está sobrando no corpo. Proteína também tem caloria (cerca de 4 kcal por grama). Por isso, não dá pra exagerar.
Mais dicas!
Veja aqui: o que você deve fazer para ganhar massa muscular. E aqui: 5 alimentos que podem ajudar.
Vamos de receita!
O seu objetivo é ganhar massa muscular? Então, vem cá!
Ajuste a sua dieta com a orientação de um nutricionista: conte com os especialistas do Smart Fit Nutri para aprender a fazer escolhas mais inteligentes. Você conversa com um nutricionista e recebe um plano alimentar feito sob medida. Baixe o app agora e conheça todos os benefícios.
Continue no Smart Fit News 🙂
- Invista no lanche certo e potencialize os resultados: a importância da alimentação pré e pós-treino.