Creme de inhame com cúrcuma
Esfriou e eu trouxe para vocês essa receita que vai te trazer energia para treinar nesse tempo. Confira os benefícios do creme de inhame com frango e cúrcuma.
10/05/2022 ● Tempo de leitura: 4 mins
Por: Redação
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Benefícios do Inhame
O inhame é uma excelente fonte de fibras solúveis, além de ser fonte de energia e seus carboidratos serem complexos. Ele aumenta a saciedade e auxilia no emagrecimento.
Devido ao inhame ser altamente nutritivo e não muito calórico, é uma boa escolha para aquelas dietas de deficit calórico. Mas também quando combinado com azeite, para quem deseja hipertrofia muscular, é uma boa opção. Inclusive pode substituir o arroz ou a batata caso comecem a ficar enjoados.
Ele também é fonte de vitamina A, betacaroteno e vitaminas do complexo B. Sendo assim, tem ação anti-inflamatória, ajuda na saúde dos olhos, cabelo e unha.
Em relação aos micronutrientes, ele possui potássio — que compensa as ações hipertensivas do sódio em nosso corpo — ferro, cálcio, magnésio, fósforo e cobre. Além disso, ele auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico — pois ajuda a fortalecer a defesa do sistema imune, deixando o nosso organismo mais forte.
Esse tubérculo pode ajudar a prevenir doenças virais, como a dengue, por exemplo, pois ele auxilia a impedir a contaminação do sangue.
Benefícios da Cúrcuma
A cúrcuma costuma ser muito usada em forma de pó para temperar carnes ou legumes. Ela ela também pode ser utilizada para dar um sabor a mais na pipoca ou em chips caseiros.
Ela tem uma ação antioxidante que é o principal motivo pelos quais as pessoas amam.
Mas a cúrcuma também é usada como remédio natural, pois auxilia em problemas gastrointestinais. Por vezes é utilizada para tratar resfriados — é por isso que falam do shot de cúrcuma com própolis e limão.
Essa raiz é muito conhecida por conta do efeito antioxidante e anti-inflamatório que possui, porém, ela também possui propriedades neuroprotetoras e cardioprotetoras. Ou seja, ela vai auxiliar na saúde do nosso cérebro e coração.
Além disso, a cúrcuma também pode ser utilizada como tônico cerebral, pois ela auxilia a inibir a formação de coágulos no sangue.
O princípio ativo que é responsável por toda essa potencia medicinal da cúrcuma é a curcumina. Nos artigos e estudos científicos é esse nome que podemos encontrar falando das ações benéficas que esse tempero indiano tem.
Ela pode ser prescrita por nutricionistas como tempero, então incrementarmos as receitas, mas também pode estar presente em formato de suplementação para ajudar prevenir inflamações e estresse oxidativo.
Por que ser usada como suplementação?
Pois ela proporciona recuperação muscular mais rápida e um menor dano nos músculos.
O exercício físico que praticamos possui a capacidade de aumentar a atividade antioxidante do nosso organismo.
Porém, quando fazemos de forma intensa, aumentamos também a produção de espécies reativas de oxigênio e a inflamação. Isso pode nos levar a danos musculares.
É necessário deixar claro que o treinamento físico muito intenso, de longa duração ou que tenha um curto período de descanso pode influenciar no nosso sistema imunológico e até mesmo comprometer o nosso desempenho.
Durante o exercício exaustivo produzimos espécies reativas ao oxigênio (ERO) mais do que temos a capacidade de tamponar os antioxidantes dos músculos, consequentemente provocando um aumento da inflamação e dano muscular.
A cúrcuma vai reduzir a inflamação, melhorar a biogênese mitocondrial (que é o aumento do tamanho, volume e do número de mitocôndrias presentes na célula), reduzir o estresse oxidativo além de prevenir a fadiga e danos musculares.
Mas atenção, ela é difícil de ser absorvida, por conta disso é recomendo o seu consumo com fontes de gorduras boas (como azeite, por exemplo).
Propriedades da Cúrcuma
Essa especiaria popular da culinária indiana traz diversos benefícios a nossa por:
- Possuir muito antioxidantes
- Ter ação anti-inflamatória;
- Ajudar no controle da pressão arterial;
- Estimular a cognição e a atividade cerebral;
- Ajudar no controle da ansiedade e depressão;
- Melhorar a digestão;
- Auxiliar a prevenir gripes e resfriados;
- Aliviar inflamações da pele, como acne ou psoríase.
Dica!
Já conhece o Smart Fit Nutri? Um aplicativo de nutrição pronto para te ajudar com a sua alimentação a qualquer momento.
O melhor de tudo isso é que o aplicativo pode ser usado mesmo por quem ainda não é aluno da Smart Fit, sendo possível fazer consulta nutricional e a medição de bioimpedância.
Baixe agora e agende uma consulta!