Calistenia: o que é, como fazer e quais os benefícios
Enquanto ficar em casa é a única opção para muitas pessoas, método é alternativa para garantir resultados
27/04/2020 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Luiz Carlos Carnevali
A calistenia surgiu na França, no século 19, e, inicialmente, foi muito utilizada para o treinamento militar, por ser uma metodologia simples e prática, possível de ser realizada em qualquer lugar. Por isso, não surpreende que no mesmo período tenha se tornado popular também na Alemanha e nos Estados Unidos.
Mas o que é calistenia?
Utilizada anteriormente apenas como parte do aquecimento, a calistenia é um método de treino que emprega apenas o peso corporal em seus exercícios, mas que pode ser incrementado com o uso de elementos, como o TRX (equipamento suspenso com argolas nas pontas) ou uma barra fixa.
Embora esse treino seja eficiente para diferentes objetivos, ele ganhou mais espaço entre as pessoas que querem eliminar alguns quilos ou que buscam por definição muscular. O motivo é bastante simples, na calistenia usamos movimentos que envolvem várias partes do corpo ao mesmo tempo e isso faz com que o metabolismo trabalhe melhor, auxiliando na queima calórica.
Quer entender melhor como funciona o metabolismo? Então, dá uma olhada neste vídeo:
Um exemplo de treino com calistenia é o HIIT da Smart Fit, que trabalha o aumento do metabolismo por meio de exercícios que envolvem grandes grupos musculares, e o treinamento funcional, que faz uso de elementos da calistenia para tratar da melhora geral de várias capacidades físicas, como coordenação motora (com uso de escadas de agilidade) e força (flexão de braço).
Calistenia e emagrecimento
Se a pessoa busca por emagrecimento, a dica é usar exercícios multiarticulares, que envolvem mais de uma articulação e, portanto, mais massa muscular.
Calistenia e massa magra
Agora, se ela quer ganhar – ou manter – massa magra (músculo), a sugestão é escolher exercícios que trabalham grupos musculares específicos. Flexão de braço e agachamento são boas opções.
Sem dúvida, manter a massa magra é mais difícil apenas com exercícios calistênicos, mas diminuir as perdas – ou manter o que já foi conquistado – é possível, desde que a pessoa treine bem e tenha uma estratégia para ajustar as variáveis de treino (tempo de execução, cargas, velocidade, pausas entre exercícios, por exemplo).
Pode confiar
A gente sabe que nada substitui um treinamento bem direcionado. Além disso, o uso de equipamentos pode dar ênfase mais específica ao resultado que o aluno busca. Mas nesse período de isolamento social, a calistenia é suficiente para cobrir quase todas as nossas necessidades, independentemente do objetivo.
No caso de hipertrofia, é possível aumentar a intensidade do treino com uso de garrafas de água, mochilas carregadas, por exemplo. No entanto, para condicionamento físico geral, a calistenia atende completamente o que a gente busca como resultado, seja condicionamento, emagrecimento e, até mesmo, definição muscular. Vá em frente, pode apostar!
Dica extra!
Além dessas dicas, você também pode contar com o Smart Fit Coach, app que oferece um consultor online de treino, focado no seu objetivo e condicionamento físico, para mais resultados, dentro da sua rotina. Conheça!