Receitas fit para uma festa junina saudável e deliciosa
Comidas típicas de festa junina com calorias sob medida para você aproveitar o ano todo
01/06/2020 ● Tempo de leitura: 6 mins
Por: Maria Cecília Arra
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Junho chegou e você já está pensando nas quermesses que tanto quer ir, mas está com receio de sair da dieta? Não se preocupe! Que tal preparar alguns pratos típicos da festividade? Além de divertido, pode ser muito mais saudável, já que a melhor forma de aproveitar os bons nutrientes é organizar um cardápio mais leve, com substituições inteligentes. A nutricionista do Smart Fit Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas), Paula Planas, aconselha vestir o avental e partir para a cozinha! “Dispense os alimentos processados e ultraprocessados, que já vêm prontos e, geralmente, possuem alto teor de aditivos”.
Separamos algumas receitas de festa junina para você curtir aí na sua casa. Depois, é só caprichar no look e colocar a playlist para animar seu arraiá.
Receitas de festa junina mais leves? Sim, mas não exagere
Em primeiro lugar, vale ressaltar que receita fit não é carta branca para exagerar. Afinal, comer com moderação é o segredo para não extrapolar nas calorias e extrair o máximo de benefícios de cada ingrediente. O amendoim, que entra na paçoca e no pé de moleque, por exemplo, é rico em potássio, magnésio, ferro e fibras. Mas, do ponto de vista nutricional, a receita campeã e a da canjica. De acordo com Paula Planas, o milho guarda boa quantidade de fibras, o leite e o óleo de coco fornecem gorduras boas, a canela é um alimento termogênico natural e o cravo é aliado da imunidade e auxilia na digestão.
Comi demais. E agora?
Além disso, outra dica preciosa é não se desesperar caso coma demais. “Deslizar com guloseimas, como as comidas típicas de festa junina, é normal. Mantenha o foco e retome a dieta regular depois”, diz a nutricionista.
Quer ler mais conteúdos como este?
Receitas de festa junina
Enfim, vamos ao que interessa. Veja abaixo receitas light para uma festa junina caseira e saudável – todas foram criadas, testadas e aprovadas pela equipe do Smart Nutri.
O amendoim é rico em vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras. Entretanto, deve ser consumido com moderação – a porção de 100g possui cerca de 600 calorias. Portanto, a orientação é consumir até duas unidades pequenas da paçoca low carb que ensinamos a seguir.
Paçoca low carb
Ingredientes:
1 xícara de chá de amendoim torrado e moído sem sal
2 colheres de sopa de adoçante xilitol (ou outro adoçante de sua preferência)
2 colheres de sopa rasas de pasta de amendoim
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Triture o amendoim no processador de alimentos até virar uma farinha não muito fina. Depois, adicione a pasta de amendoim, o adoçante e o sal e bata até virar uma farofa grossa. Em seguida, modele as paçocas com o formato que desejar e leve à geladeira por cerca de 2 horas para dar textura. Por fim, desenforme com cuidado para não quebrar.
É a receita medalha de ouro em nutrientes pois reúne fibras e gorduras boas, além de incluir canela – um termogênico natural – e cravo – um digestivo natural. No caso desta canjica fit, a quantidade recomendada pela nutricionista Paula Planas é de um pote de sobremesa pequeno.
Pastel fit
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farelo de aveia
½ xícara de água (120 mililitros)
1 ovo
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 pitada de sal
recheio de sua preferência
Misture numa tigela todos os ingredientes da massa: a farinha de trigo, o farelo, a água, o ovo, o azeite e o sal.
O resultado deve ser uma massa semelhante a massa de pão, que desgruda das mãos, porém mais firme.
Numa bancada enfarinhada abra a massa com um rolo até ficar com mais ou menos meio centímetro de espessura.
Ligue o forno nos 180ºC.
Corte discos de massa e, no centro de cada um, coloque uma colher de sopa do recheio de sua preferência.
Coloque os pastéis num tabuleiro de forno e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 20-30 minutos ou até dourarem.
Retire e pode servir.
Arroz doce com chia
Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz lavado e escorrido
4 xícaras de chá de água
1 xícara de chá de leite de coco
1 xícara de chá de leite desnatado
5 cravos-da-índia
1 colher de sopa de chia
3 canelas em pau
2 colheres de sopa de xilitol (ou outro adoçante de sua preferência)
Raspas de limão a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o arroz com a água, cravos e canela na panela de pressão. Quando entrar na pressão, deixe cozinhar por 10 minutos. Em seguida, libere a pressão, coloque o restante dos ingredientes e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva com canela polvilhada e raspas de limão!
Todos os benefícios do amendoim turbinados com mel, que, entre outras propriedades, ajuda na prevenção de problemas gastrointestinais. No caso desta versão mais leve, o ideal é consumir até duas unidades pequenas.
O arroz é fonte de minerais e vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E – que contribuem para a formação de glóbulos vermelhos e estimulam a regeneração celular. Já a chia faz você se sentir satisfeita por mais tempo e regula o intestino. Prepare esta receita e saboreie tranquilamente um pote de sobremesa pequeno.
Bolo de milho
Ingredientes:
1 lata de milho em conserva
2 xícaras de chá de fubá ou flocos de milho
½ xícara de chá de açúcar demerara ou adoçante culinário
4 ovos
1 xícara de chá de leite de coco
⅓ xícara de óleo de girassol ou óleo de coco
1 colher de sopa de fermento químico
Erva-doce a gosto
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em 180° C e unte uma forma com óleo e fubá. Enquanto isso, coloque no liquidificador o óleo, os ovos, o açúcar e bata bem; Depois, adicione os demais ingredientes no liquidificador, exceto o fermento, e bata por mais 2 minutos até formar uma mistura lisa e homogênea. Em seguida, passe essa mistura para uma tigela e coloque o fermento. Agora, misture devagar, sem bater (se preferir, adicione a erva-doce neste momento). Logo depois, transfira a massa para a forma e leve ao forno por 30 a 35 minutos. Então, é só aproveitar!
Pé de moleque
Ingredientes:
1 xícara de chá de amendoim torrado sem pele e sem sal
4 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de sementes de girassol ou abóbora.
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o mel e o açúcar e mexa até virar uma calda, sempre em fogo baixo. Quando o açúcar derreter e a calda atingir a cor de um chá escuro, coloque o amendoim e a semente de girassol. Mexa, ainda em fogo baixo, por 10 minutos. Unte uma assadeira com manteiga ou óleo de coco e coloque a mistura do amendoim. Pressione bem a mistura com um pedaço de plástico filme. Leva para à geladeira por 20 minutos, então, retire da assadeira, corte em quadrados ou sirva em pedaços quebrados.
Comfort food por excelência, o bolo de milho saudável é perfeito para adoçar uma tarde com café. Atente-se à quantidade recomendada pela nutricionista Paula Planas: uma fatia média.
Sem dúvida, com essas dicas, a saudade de uma boa festa junina vai ser bem mais leve e fácil de lidar. Lembre-se que, acima de tudo, o segredo está na moderação.
Quer ter acesso a nutricionistas sem sair de casa? Acesse o Smart Fit Nutri e conheça todos os benefícios do programa de acompanhamento nutricional da Smart Fit.