Benefícios da mexerica e receitas para aproveitar a fruta
Listamos bons motivos para incluir a mexerica na alimentação e algumas receitas deliciosas para não cair na rotina de dieta.
15/07/2020 ● Tempo de leitura: 6 mins
Por: Maria Cecília Arra
Conheça o app de nutrição da Smart Fit
Você fala mexerica? Prefere tangerina? Ou você conhece essa fruta aí da foto por bergamota? Mimosa, talvez? Os nomes podem até causar confusão, mas vamos esclarecer: mexerica é um dos tipos de tangerina. E cada região do Brasil a batizou de um jeito diferente. Mas, na verdade, tanto faz como você chama, porque o importante mesmo é conhecer e ressaltar os muitos benefícios da mexerica para a saúde. “Ela não apenas é saborosa, como também é uma fruta cítrica, cheia de importantes agentes antioxidantes e anti-inflamatórios”, comenta a nutricionista Paula Planas do Smart Fit Nutri (aplicativo com consulta online e chat com especialistas).
Benefícios da mexerica
Com a ajuda da expert, elencamos os principais benefícios da mexerica e separamos várias receitas práticas para você fazer em casa. Dessa forma, você poderá variar o consumo da fruta.
Mexerica tem uma ótima quantidade de vitaminas
O primeiro benefício da mexerica é ser uma fruta rica em um micronutriente importantíssimo, a Vitamina C (também conhecida por ácido ascórbico). Para começo de conversa, ela favorece a produção de colágeno. Isso significa que pele, cabelo, unhas e articulações ganham proteção extra, com um estímulo à reconstrução dos tecidos.
Além disso, ajuda a eliminar os radicais livres que poderiam danificar células saudáveis. É valido lembrar que o ser humano não produz, nem armazena Vitamina C. Por isso, dependemos de uma alimentação saudável com a inclusão de frutas cítricas – como a mexerica.
Da mesma forma que é rica em vitamina, a mexerica também possui fibras. Em resumo, a fibra é uma parte do alimento que não é absorvida e passa direto pelo intestino. Além de não fornecer calorias, ela diminui a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares.
Fonte de fibras
Outro benefício: as fibras regulam o trânsito intestinal. Além disso, as fibras solúveis da mexerica ainda fortalecem as bactérias benéficas do intestino, essenciais na proteção contra infecções.
A mexerica, assim como outras frutas, ajuda a diminuir a incidência de doenças graves, como o câncer, as doenças cardiovasculares, inflamações, disfunções cerebrais, e a retardar o envelhecimento precoce. Mais uma vez, o crédito é da Vitamina C e de alguns outros antioxidantes: eles possuem a capacidade de reagir com os radicais livres que desencadeiam enfermidades e, assim, restringir os efeitos maléficos ao organismo.
A fruta diminui a incidência de algumas doenças graves, como o câncer
Benefícios da mexerica no emagrecimento
Prolongar a sensação de saciedade é mais um benefício da mexerica. Isso também se deve à quantidade de fibras: elas permanecem no estômago por mais tempo, retardando, dessa maneira, a fome. Além disso, uma mexerica tem poucas calorias – menos de 60 por porção.
“Estudos comprovam que as frutas cítricas desempenham funções detoxificantes e ajudam na saúde hepática, diminuindo inflamações e contribuindo beneficamente para o metabolismo de gorduras”, comenta Paula Planas. Um dos responsáveis, nesse caso, é naringina, um substância encontrada em alguns cítricos, porque atua na prevenção de doenças que aumentam a gordura no sangue e cardiovasculares, quando aliada a uma alimentação saudável e à prática de atividade física. Por isso, invista nessa fruta para o bom funcionamento do organismo.
Função detox
Mais benefícios da mexerica? Coma na época!
Comprar mexerica na época (no inverno e começo da primavera) também garante uma fruta mais saborosa aromática. O valor nutricional também pode mudar significativamente de acordo com o calendário: é na safra que a mexerica atinge o pico de nutrientes de maneira mais natural – de modo geral, a produção de frutas da época exige menos interferência química e humanas no desenvolvimento.
Aproveite os benefícios da mexerica em receitas
Ingredientes:
6 mexericas (dê preferência para a do tipo morgote que possui mais suco)
½ xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de suco de laranja
3 col. (sopa) de chia
3 col. (sopa) de adoçante xilitol ou eritritol
Geleia de mexerica com chia
Modo de preparo:
Antes de mais nada, descasque as mexericas e retire o excesso das fibras. Em seguida, corte os gomos ao meio, retire as sementes e bata no liquidificador com ½ xícara de água. Coe e leve para a panela. Adicione o suco de laranja, a chia e o adoçante. Deixe cozinhar em fogo baixo. Quando começar a formar espuma, não mexa. Entretanto, retire essa espuma aos poucos. Dessa forma, você evita que a geleia fique com sabor amargo. Então, cozinhe por cerca de 20 minutos – ou até atingir a consistência desejada. Assim que finalizar, armazene em potes de vidro com tampa, na geladeira, por até 10 dias.
Ingredientes:
1 mexerica
½ maço de rúcula
½ maço de alface americana ou alface de sua preferência
½ xíc. (chá) de queijo branco cortado em cubos
1 xíc. (chá) de tomate cereja ou tomate cortado em cubos
Amêndoas ou nozes à gosto
Salada de folhas verdes com mexerica
Para o molho
½ xíc. (chá) de iogurte desnatado
2 col. (sopa) de azeite
Raspas da casca da mexerica
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Primeiramente, lave bem a rúcula e seque bem as folhas. Em uma tigela grande, espalhe as folhas (se preferir, rasgue grosseiramente). Em seguida, descasque a mexerica, retire o excesso de fibras, corte os gomos ao meio e retire as sementes. Em seguida, espalhe os gomos sobre as folhas, coloque os tomates e o queijo. Por fim, para o molho, misture o iogurte com o azeite e as raspas da casca da mexerica e tempere com sal e azeite.
Ingredientes:
2 mexericas
4 ovos
1 pote de iogurte desnatado
½ xíc. (chá) de óleo de coco
½ xíc. (chá) de adoçante xilitol ou eritritol
1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
1 xíc. (chá) de farelo de aveia
1 col. (sopa) de fermento químico
1 pitada de canela (opcional)
Bolo de mexerica com iogurte
Modo de preparo:
Descasque as tangerinas e coloque os gomos, sem as sementes, para bater no liquidificador com os ovos, o iogurte e o óleo. Em seguida, transfira essa mistura para uma tigela grande e adicione o restante dos ingredientes, deixando o fermento por último. Misture bem até formar uma massa homogênea. Unte uma forma com óleo de coco e farinha, então coloque a massa e leve ao forno a 180° C por 30 a 35 minutos. Por fim, aguarde esfriar e sirva.
Embora as receitas sejam deliciosas e saudáveis, lembre-se de ter equilíbrio. Afinal, tudo precisa ser consumido com moderação. Ok?!
Reaproveite as cascas da mexerica e tenha mais benefícios
Por fim, não jogue as cascas da mexerica fora! Afinal, você pode secar as cascas e reaproveitá-las em:
- Chás
- Sucos
- Temperos de aves e peixes
- Molho de saladas
- Molho de aves
Antes de mais nada, lave as cascas da mexerica e seque bem. Em seguida, com uma faca pequena, raspe toda a parte interna da casca retirando a parte branca. Então, seque as cascas no forno, no micro-ondas ou sob o sol.
Como secar as cascas de mexerica
Espalhe em uma assadeira grande e leve ao forno por mais ou menos um hora a 80° C. Assim que as cascas começarem a ficar escuras e marrons, retire. Deixe esfriar bem e, então, armazene em potes fechados por até 20 dias.
No forno
Coloque um pedaço de papel toalha em um prato e despeje as cascas por cima, então leve ao forno por 3 minutos. Então, deixe esfriar bem e armazene em potes fechados por até 20 dias.
No micro-ondas
Espalhe as cascas da mexerica em uma assadeira grande e deixe sob o sol por 3 ou 4 dias, mas tenha cuidado para não atrair insetos. Depois que ficarem bem secas, armazene em potes fechados por até 20 dias.
Expostas ao sol
Quer mais receitas e dicas de substituições inteligentes – e saudáveis – para a sua alimentação? Então, clique aqui e conheça o Smart Fit Nutri, o aplicativo com consulta online e chat com especialistas da Smart Fit.
Quer ler mais conteúdos como este?