“A atividade física me deu um novo propósito”
Como o treino se tornou uma parte indispensável da vida de um aluno Smart Fit
04/10/2023 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Matheus Sylvestre
Em uma sociedade imediatista, um dos maiores desafios é escutar a própria mente e corpo. André, de 20 anos, compartilhou a própria história para mostrar como o crescimento na vida pode ser semelhante à evolução na academia: aos poucos, no próprio ritmo, com acolhimento e sem se basear na régua do próximo.
“O que pode ser uma diferença pra ti, pode não ser pro outro. Reconhecer os meus potenciais também foi um dos meus principais benefícios”, expõe o jovem que mergulhou em si para abraçar os seus processos.
Sua relação com a atividade física sempre foi incentivada pela família. Desde pequeno, André mantinha uma rotina endorfinada, seja pelo futebol ou atividades da escola. O hábito foi mudando conforme o tempo e com a chegada das cobranças da vida adulta. Mas o ponto mais importante de virada foi em 2020, com o isolamento social.
“Eu comecei a me sentir mal, muito sozinho, com o corpo parado o tempo inteiro”. Um sentimento que muitas pessoas ao redor do mundo tiveram neste período, por conta da COVID-19.
A virada de chave
Com a flexibilização do isolamento social, a vida de André também começou a se transformar. Ele se mudou para Mogi das Cruzes e, com o incentivo da terapeuta, começou a fazer musculação.
“Comecei a treinar e tomei gosto pela atividade física. Esse início é difícil para todo mundo, de criar a disciplina. Às vezes é uma dor que você sente que te impede de querer continuar. Mas eu fui cessando isso mais pelo cuidado e pela preocupação com a minha saúde mental. Esse foi meu primeiro contato com a musculação”.
Quando se viu menos ansioso, mais calmo e mais focado, entendeu que a academia vai para além da estética, sendo uma aliada em casos de ansiedade e depressão. A Smart Fit se tornou um dos seus ambientes favoritos de convívio social, aumento de energia e redução de estresse.
“Por muito tempo tive que fazer um tratamento para ansiedade, depressão, aliado com a terapia. Fiz um trabalho com isso e sinto que um dos principais fatores foi a orientação deles na busca por atividade física. O potencial da atividade física de produzir hormônios que te libertam dessa sensação de ansiedade, desse estado depressivo é muito positivo e é nosso, é algo do corpo humano, é natural. Você consegue fazer por si mesmo”.
Bem-estar e coletividade
Hoje, André compartilha seus aprendizados com as pessoas ao redor. “Eu tenho para mim que um dos meus propósitos é despertar o máximo potencial das pessoas para que elas consigam evidenciar o melhor delas”.
Uma fala de quem entendeu que o conhecimento só é válido quando compartilhado.
“O momento que a gente está vivendo, principalmente os jovens, causa ansiedade. É inevitável. Hoje, estando na academia e percebendo o potencial [do exercício] para mim, busco compartilhar essa ideia da atividade física para que as pessoas também consigam perceber que dentro da academia elas conseguem fugir um pouco dessa ansiedade que carrega a gente”.
E você, conhece uma história inspiradora como a do André? Conta tudo pra gente em suahistoria@smartfit.com.br