A evolução da suplementação para academia nos últimos 15 anos
Os suplementos que você toma estão cada mais mais modernos – e mais eficientes
20/08/2024 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Com lojas de produtos naturais cheias de suplementos e influencers dando a você todos os tipos de conselhos, é difícil pensar que, hoje, passaram apenas 41 anos desde o lançamento da primeira barrinha energética.
Desde então, muito já se evoluiu na nutrição esportiva e os suplementos (especialmente os em pó) fazem parte da nossa rotina.
Confira a seguir uma breve história da evolução da suplementação para academia.
Nutrição esportiva: um conceito dos anos 1980
Os gregos antigos foram os primeiros a estudar nutrição em relação ao desempenho atlético. Para se abastecer para as Olimpíadas antigas, os atletas consumiam grandes quantidades de vegetais, embora um famoso lutador da época, Milo, jurasse uma dieta de carne, pão e álcool – sim, acreditava-se que o álcool melhorava o desempenho e, por isso, era bebido regularmente pelos atletas antes da competição.
Muito tempo e muitas pesquisas depois, trocou-se o álcool pelas bebidas isotônicas. A indústria de bebidas de nutrição esportiva começou na década de 1960 como uma resposta às necessidades de hidratação e recuperação dos atletas após o exercício.
Mas foi somente durante a década de 1980 que o mundo foi apresentado a um conceito que ficou conhecido como Nutrição Esportiva.
A Power Bar foi lançada em 1983 por Brian Maxwell, um corredor canadense de maratona olímpica e sua namorada nutricionista Jennifer Biddulph. Esta foi a primeira barra energética para atletas de resistência de elite e foi feita em sua cozinha com sabor de malte e nozes. Desde então, a indústria procurou outras maneiras de modernizar a maneira que consumimos nossos nutrientes atléticos, introduzindo os suplementos em pó.
A ascenção do whey protein
A suplementação de proteína na forma de bebidas começou quando subprodutos dos processos de fabricação de queijo se tornaram disponíveis como matérias-primas para produtos de proteína, inicialmente direcionados a fisiculturistas.
Hoje, o whey é o suplemento mais vendido. Em 2010, as vendas somaram mais de três bilhões de dólares em todo o mundo.
A evolução dos suplementos nos últimos 15 anos
Até mesmo na história recente, novas tendências e inovações estão tomando forma antes de lançarmos novos produtos de suplementos esportivos. Confira algumas das inovações desde 2010:
Rótulos limpos
Os consumidores querem produtos eficientes nos quais eles confiam. Por isso, estão interessados em informações sobre ingredientes – eles querem saber o que estão consumindo.
Hoje, vemos cada vez mais produtos com ingredientes naturais em vez dos nomes esquisitos que não reconhecemos nos rótulos. O foco é ficar longe de corantes e sabores ou adoçantes artificiais.
Benefícios além da academia
Talvez a tendência mais marcante a surgir nos últimos 15 anos, os consumidores não querem apenas melhorar o desempenho na academia mas na vida no geral. Por isso, suplementos de academia com benefícios extra, como melhorar o foco mental, ter energia no dia a dia e mais disposição tornaram-se populares.
Os suplementos energéticos são um exemplo desses produtos.
Proteínas vegetais
Com o aumento da intolerância à lactose, os consumidores procuraram alternativas. A indústria procura evitar a soja devido ao seu efeito no equilíbrio hormonal, mas as proteínas de arroz ou de ervilha são ricas em leucina, que alimenta a síntese de proteína muscular.
Recuperação
Nos últimos anos, o foco deixou de ser apenas na performance durante o exercício mas também na recuperação eficaz após ele. E foi aí que surgiram os suplementos de recuperação, que incluem aminoácidos focados em reconstruir as fibras rompidas durante o treino.
Além do whey
A creatina também se tornou queridinha nos últimos anos. Ela pode ser útil para atletas bem treinados para aumentar o desempenho e a força do exercício em relação ao seu regime alimentar.
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