Esporte e Cidadania em Ação, apoiado pela Smart Fit, muda a vida de jovens pelo exercício
O projeto promove o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes através do esporte
08/09/2021 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
“Aqui, eu me sinto bem. O esporte faz bem para saúde!”, diz Ingrid Alves Souza, de 9 anos de idade.
Ela é uma das crianças impactadas pelo projeto social Esporte e Cidadania em Ação, patrocinado pela Smart Fit e que, há 10 anos, é desenvolvido pelo Instituto Barrichello (dele mesmo, o nosso Rubinho).
Moradora de uma região muito pobre da cidade de São Paulo, Ingrid vê nas atividades físicas promovidas pelo projeto uma oportunidade de aprendizado. “Aqui, eles explicam tudo de um jeito especial. Aprendo todos os dias a conviver com as pessoas do nosso espaço”, conta.
Acompanhamento e oportunidade
Os bairros de Marsilac e Parelheiros ficam no sul da cidade de São Paulo e estão entre os distritos com piores indicadores econômicos e sociais.
“Nossa proposta com o Esporte e Cidadania em Ação (ECA) foi criar um espaço para que crianças e adolescentes dessas regiões possam encontrar um ambiente de autoexpressão por meio das práticas corporais”, conta William Boudakian, diretor executivo do projeto.
Para Isac Carvalho Ribeiro, a oportunidade de praticar exercícios mudou como ele lida com a vida. “Todos os dias, temos brincadeiras e atividades novas, uma mais divertida do que a outra. O esporte é importante para manter a saúde. E ele me ensina a respeitar e fazer a minha parte”, conta o jovem de 10 anos, que também participa do projeto.
Esporte = autoestima
As crianças e adolescentes beneficiadas pelo projeto têm entre 6 e 15 anos e participam de atividades esportivas com duração de uma hora e meia, duas vezes por semana, em cinco regiões do extremo sul da cidade de São Paulo.
Em cada local de atendimento são atendidos semanalmente de 120 a 150 crianças.
“Aqui, queremos lhes oferecer outras referências das que eles têm no dia a dia. Trabalhamos questões socioemocionais, colaborando para que possam construir um projeto de vida baseado no fortalecimento de sua autoestima e desenvolvendo competências relacionais, técnicas e cognitivas. E num ambiente acolhedor”, diz William.
Além das atividades, também são organizados grupos com os adolescentes e a Assistente Social que os incentivam a refletir sobre um plano de vida, orientando e encorajando a busca pelos seus direitos.
Trabalho com a família
Uma vez a cada dois meses, a Assistente Social e a Supervisora Técnica se unem aos educadores do projeto para oferecerem um momento de escuta, discussão de temas e diálogo com os responsáveis pelos jovens que participam do programa.
E o instituto também contribui com a doação de alimentos básicos para essas famílias. No ano passado, mais de mil famílias foram alcançadas pelas cestas básicas e, este ano, o apoio continua.
Smart Fit + Esporte e Cidadania em Ação
A Smart Fit acredita que a arte e o esporte são capazes de transformar a realidade de pessoas pelo Brasil. Por isso, apoia diversas ações sociais com o objetivo de levar essas vivências a todos.
Com o patrocínio da Smart Fit, o ECA beneficia, nesta edição, cerca de 775 crianças e adolescentes.
Para saber mais, visite o site do projeto.