Paulo começou a treinar, secou 22 kg e ganhou autoestima
Cortar o açúcar, caminhadas e os treinos na Smart Fit fizeram esse brasiliense recuperar a confiança
16/04/2021 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Redação
O professor de matemática Paulo Henrique Santos de Oliveira, o Paulinho, 39, descuidou da saúde física e mental durante anos. Recém-divorciado e sedentário, viu a balança registrar os 120 kg com preocupação. A virada aconteceu poucos meses depois – ele se inscreveu na unidade Asa Sul III da Smart Fit, em Brasília, e contou com o apoio da equipe da academia para recuperar a autoestima. A seguir, Paulo conta mais sobre o processo e como eliminou 22 kg.
“Fui uma criança gordinha, mas aos 15 anos, comecei a nadar. Cheguei a participar da equipe de natação do Setor Leste aqui em Brasília, cidade onde nasci e cresci. Também gostava de andar de bicicleta. Com o passar dos anos, fui deixando os esportes de lado. Me formei, casei, tive filhos. E fui ganhando peso.
Em 2018, eu estava enfrentando um momento delicado do relacionamento. Me vi sozinho, tentando recuperar o casamento e zelar pelos meus filhos. Nunca cuidava de mim. Na minha profissão, também dou toda a atenção que tenho para os outros – sou professor e leciono muitas disciplinas: matemática, informática, economia. Foi nessa época que atingi os 120 kg. À essa altura, estava desgostoso da vida, triste, deprimido. E me separei.”
O recomeço
“Até que, em um sábado, no dia do aniversário da minha mãe, tomei a decisão de mudar de vida. A partir dali, eu iria olhar para meu corpo e para a minha mente. Assisti a um vídeo na internet que me marcou muito. Dizia que, para criar ou mudar um hábito, você precisa de um certo número de dias para programar o cérebro. Inspirado por essa narrativa, me propus a cortar o açúcar aos poucos, sem sofrimento. Em paralelo, também comecei a fazer caminhadas. Devo confessar que parar de adoçar o cafezinho não foi fácil. As pessoas pensam que, para emagrecer, você precisa ficar sem comer e não funciona assim. Perder peso também envolve paz de espírito para tomar as melhores decisões dia após dia.
No mês seguinte, os reflexos dessas pequenas mudanças na rotina me motivaram. Aproveitei essa energia e me matriculei na unidade Asa Sul III da Smart Fit em Brasília, por indicação de um amigo. Quem me recebeu por lá foi a professora Raquel e eu jamais vou me esquecer. Ela acolheu uma pessoa que estava no limite. Eu, definitivamente, não estava bem e a academia virou meu refúgio.
Recebi o treino e me dediquei pra valer. A verdade é que eu descontava as frustrações da vida pessoal em suor. Me esforçava muito, sempre com a ajuda da Raquelzinha – depois da musculação, ela me apresentou ao treino em circuito, às aulas de bike… e, nesse ritmo, consegui perder mais de 30 kg.
Até que o ponteiro da balança estacionou. Um tempo depois, voltou a subir – 1, 2, 5 kg a mais. A gente fica com aquela ideia fixa de que está engordando e aquilo me incomodou. Eu pensava: ‘A cada dia estou maior, não está funcionando’. Não queria nunca mais aquela sensação de fraqueza me invadindo. Por isso, pedi ajuda para entender e me explicaram: eu estava ganhando músculos. Finalmente, entendi que o peso, isolado, não revela tudo. Não desisti: fomos fazendo ajustes, adaptei o cardápio e segui com a nova rotina. Foi justamente nessa época que conheci minha atual esposa, com quem casei no início de 2021.
Hoje, estou com 98kg, sigo malhando pesado e me sinto muito bem. A mudança física foi tão grande que as pessoas me perguntam se eu fiz cirurgia bariátrica. Entrei na academia para descarregar uma mágoa, o rancor e hoje sou outra pessoa. Tenho mais confiança e sei que posso cuidar da minha esposa, dos meus filhos, dos meus alunos e de mim. Gosto de repetir uma frase: ‘quando você pensar que não consegue, lembre que o bebê da um passo de cada vez e não tem vergonha de cair, ele passa vergonha, cai e levanta novamente’. Eu desisti de desistir.”
Como emagrecer com saúde?
Emagrecer de vez não é fácil como a maioria das pessoas gostaria, mas algumas medidas simples podem fazer a diferença. Então, anote aí:
- Faça exercícios. A prática de atividade física auxilia na perda de peso e estimula o metabolismo porque seu corpo passa a usar gordura como fonte de energia. Os professores da Smart Fit podem te dar uma mãozinha nessa, com treinos personalizados! Veja aqui a unidade mais próxima de você.
- Ajuste a sua alimentação. Mudar o cardápio também é fundamental para quem quer emagrecer. Conte com os especialistas do Smart Fit Nutri para aprender a fazer escolhas mais inteligentes. Você conversa com um nutricionista e recebe um plano alimentar feito sob medida.
Continue por aqui 🙂
● 3 aulas coletivas incríveis para fazer nas academias Smart Fit de Brasília (DF)
● Hendson foi o 1º candidato a Mister Brasil com prótese
● Com academia, Cristiane recuperou a autoestima após vencer o câncer de mama
● O Wellington treinou e contou com uma rede de apoio para tratar a depressão