10 benefícios dos treinos de força
Eles vão muito além da estética
10/01/2023 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Thais Szego
Quando se fala nesse tipo de atividade focada no aumento da massa muscular, a maioria das pessoas só pensa na possibilidade de ficar com a silhueta mais musculosa e torneada. Mas, os ganhos oferecidos pelas séries vão muito além disso. Veja quanto proveito seu corpo consegue obter com elas. “Lembre-se que o treino de força tem uma intensidade alta, logo se faz sempre necessário o auxílio de um profissional de educação física capacitado para realizar a prescrição e a manutenção desse treino”, alerta Valter Pessoa Grimaldi do Smart Fit Coach.
1 – Favorece a construção muscular e tenha força
Quando levantamos uma quantidade considerável de peso, os músculos sofrem microlesões. A regeneração desses danos leva a um aumento no volume e na força da área trabalhada.
2 – Ajuda no aumento da resistência
Ela é desenvolvida quando os músculos são estimulados a suportar mais peso e fazer força contrária ao halter, à barra, ao elástico, à máquina ou mesmo ao peso do corpo. Esse efeito faz com que você consiga suportar cada vez melhor o treino e aumentar a sua intensidade e duração.
3 – Contribui para uma boa noite de sono
Quanto mais massa muscular você tiver, mais demanda metabólica seu organismo terá o tempo todo, ou seja, ele vai trabalhar consistentemente durante o dia e deixar seu corpo mais bem preparado para descansar à noite. Além disso, os treinos de força permitem adaptações fisiológicas que levam a um sono de melhor qualidade.
4 – Leva ao emagrecimento
Conforme dissemos no item acima, quanto maior for a quantidade de massa muscular de uma pessoa, mais acelerado será seu metabolismo. Ou seja, ela ficará queimando mais calorias o dia todo e não só durante o treino.
5 – Reforça o esqueleto
“Os exercícios de força favorecem o aumento da formação de células ósseas, pois estimulam a incorporação do cálcio aos ossos, ajudando, assim, na prevenção de doenças como a osteoporose”, explica Grimaldi.
6 – Ajuda a reduzir o risco de lesões
Quanto mais forte um músculo for, mais ele está preparado para os movimentos do dia a dia e da prática de atividade física, diminuindo a chance de ocorrer um machucado. Além disso, quando a musculatura é reforçada, oferece mais estabilidade às articulações, combatendo as dores e algum possível problema nessas partes do corpo.
7 – Aperfeiçoa a postura
Trabalhar a musculatura faz com que ela seja capaz de oferecer mais sustentação ao corpo todo. E, daí, vira uma via de mão dupla, pois os exercícios melhoram a postura e a boa postura melhora a execução dos exercícios.
8 – Aprimora a atividade cerebral
Segundo Grimaldi, a prática ajuda na manutenção de alguns componentes neurais e periféricos, contribuindo, assim, com o bom humor, o equilíbrio e a cognição.
9 – Eleva o condicionamento físico e a capacidade respiratória
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não são só as atividades aeróbicas que têm essa ação. De fato elas são mais intensas nesse quesito, mas a musculação também nos ajuda a ganhar mais fôlego, melhorando o desempenho de forma global.
10 – Melhora a saúde do coração
A ativação do fluxo sanguíneo provocada pelos exercícios diminui a chance do LDL, conhecido como mau colesterol, se acumular nas paredes das artérias, comprometendo a circulação sanguínea. O fato de ajudar os praticantes a perder peso é outro ponto positivo para o coração.
Este artigo foi útil para você?
Leia mais: