8 benefícios das bebidas esportivas para o seu treino
Será que você está se hidratando como deveria? Entenda a diferença entre os tipos de bebidas esportivas e descubra qual é a ideal para você. #VaiQueÉFácil #VaiPraSmart
25/11/2019 ● Tempo de leitura: 2 mins
Por: Redação
As bebidas esportivas são uma combinação de água, açúcar e eletrólitos (como sódio e potássio) que podem ser usadas para te dar energia antes, durante e depois do treino.
Para garantir que você esteja ingerindo a quantidade ideal de nutrientes, as bebidas esportivas são divididas em três tipos principais: pré-treino, pós-treino e isotônica.
Cada uma dessas te ajudará de maneiras diferentes, de acordo com as suas necessidades de nutrição e reposição de energia.
Bebidas pré-treino
1. Abasteça suas reservas de energia
Apesar de uma taxa de absorção mais lenta que as bebidas pós-treino ou isotônicas, as bebidas pré-treino ainda são uma maneira rápida de suprir as reservas de glicogênio. Afinal, o corpo tende a absorver líquidos mais rapidamente do que os alimentos sólidos.
2. Mantenha o gás em atividades intensas
Eventos de ultra-distância, como triathlon, exigem altos níveis de energia. As bebidas hipertônicas podem ser tomadas durante o percurso para atender às demandas de energia. Bebidas Pós-Treino As bebidas pós-treino são compostas por uma mistura de glicose, sal e eletrólitos. Por possuírem níveis mais baixos de carboidratos, são ideais para quem pratica atividades de intensidade moderada e precisa recuperar um pouco da energia.
3. Reidratação
Esse tipo de bebida esportiva se concentra na reidratação e, portanto, não fornece o máximo de carboidratos (energia) para o seu corpo. Se você estiver se preparando para um treino mais intenso, combine essas bebidas com outra forma de nutrição, como uma barrinha de cereal.
4. Fluídos balanceados
Quando você bebe um pós-treino, o líquido se move por osmose através das paredes intestinais e entra nos vasos sanguíneos. Isso significa reidratação quase imediata, pois a bebida é absorvida rapidamente pelo revestimento intestinal e substitui rapidamente os líquidos perdidos.
5. Função muscular regulada
As bebidas pós-treino também oferecem uma rápida reposição de eletrólitos (sais e minerais vitais perdidos no suor) para ajudar a regular a função muscular e manter os níveis de líquidos equilibrados.
Bebidas Isotônicas
Quando você pratica uma atividade física, seu metabolismo acelera e o consumo de carboidratos aumenta. Como os carboidratos são uma das principais fontes de energia para o corpo, a sensação de cansaço pode bater rapidamente.
As bebidas isotônicas têm um nível de concentração de água, sais e carboidratos de 5 a 8%, podendo ter um efeito positivo no seu desempenho sem afetar a absorção de líquidos.
6. Reponha os nutrientes perdidos
Depois de um treino intenso, seu corpo pode ter dificuldade em repor os eletrólitos perdidos no suor rapidamente. As bebidas isotônicas podem ajudar na absorção de líquidos na corrente sanguínea, ajudando a impedir a desidratação.
7. Sinta-se reenergizado
Ao substituir os carboidratos perdidos com um bebida isotônica, o corpo pode continuar a trabalhar com eficiência e promover a energia necessária para concluir seus exercícios.
8. Sem peso no estômago
As bebidas isotônicas são facilmente absorvidas e eliminadas pelo corpo. Ou seja, a digestão costuma ser tranquila, sem aquela sensação de peso no estômago.