Alongamento: Por que você não deve pular
Acredite, essa etapa do seu treino tem um propósito fundamental. Entenda!
10/05/2023 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Poucas coisas são melhores do que alongar o corpo logo pela manhã – é como se seu corpo soubesse que precisa de um bom alongamento para trabalhar com mais conforto e eficiência.
E no pós-treino também é indicado fazer essa etapa prazerosa mais uma vez ao dia.
Isso porque esses movimentos têm, de fato, benefícios científicos além da sensação de bem-estar.
Benefícios do alongamento
O alongamento desempenha um papel importante em manter seu corpo saudável. Alguns dos benefícios potenciais do alongamento regular incluem:
- Flexibilidade melhorada
Ajuda a alongar os músculos e melhorar a amplitude de movimento. - Melhor circulação
O alongamento regular ativa o sistema circulatório, trazendo benefícios de curto e longo prazo em sua saúde cardiovascular. - Risco de lesões reduzido
Melhorar sua amplitude de movimento diminui o risco de lesões musculares. - Menos dor nas costas
Alongar os músculos ajuda a aliviar e prevenir dores nas costas. - Melhor desempenho atlético
O movimento articular e a flexibilidade aprimorados aumentam sua capacidade de fazer exercícios na academia. - Menos estresse
O alongamento ativa o sistema nervoso parassimpático, ajudando a induzir a calma. - Melhor postura
Músculos tensos podem colocar seu corpo em má postura. Combinar um programa de alongamento com fortalecimento do core melhora seu alinhamento.
Alongamento pela manhã
Não estamos sozinhos no prazer de alongar ao acordar – já reparou que seu gato ou cachorro também faz a mesma coisa?
Acredita-se que isso acontece porque se alongar ao acordar é a maneira do corpo diminuir, inconscientemente, a tensão na fáscia, que é um tecido conjuntivo que envolve os músculos, órgãos e vasos sanguíneos em todo o corpo.
Quando ela está livre de tensão, a movimentação, o exercício e a realização de suas atividades diárias são melhorados.
Alongamento durante o dia
Muitos de nós passamos horas por dia sentados, o que pode causar rigidez e desconforto nos músculos do pescoço, costas, quadris e pernas.
Interromper longos períodos sentado com alguns minutos de movimento ou alongamento ajuda a aliviar a tensão e o desconforto nos músculos.
Alongamento no pós-treino
Ao alongar após o treino, você ganha elasticidade e flexibilidade do tecido muscular e das articulações. Essa é a receita para aliviar a dor muscular que pode, eventualmente, dar as caras. “O alongamento faz com que as musculaturas trabalhadas consigam relaxar. Assim, você treina com total segurança e pode voltar no dia seguinte, plenamente recuperado”, diz Amanda Galindo, professora da Smart Fit e consultora do Smart Fit Coach.
Alongamento antes de dormir
Alongar antes de dormir pode ser especialmente relaxante e pesquisas mostram uma relação entre a qualidade do sono e o alongamento, já que ele pode ajudar a promover a calma, ativando o sistema nervoso parassimpático.
Este artigo foi útil para você?
Leia também: