5 alongamentos para fazer na cama e começar bem o dia
Eles vão soltar a musculatura e fazer você se sentir mais energizado para o dia
26/08/2020 ● Tempo de leitura: 3 mins
Por: Larissa Serpa
Esticar o corpo da cabeça aos pés enquanto você ainda está na cama vai além do prazer momentâneo de sentir suas articulações se desdobrando: a prática também garante benefícios para o resto do seu dia. Conheça os benefícios e, depois, confira 5 alongamentos para fazer na cama, antes de levantar.
Benefícios do alongamento
Você já sabe que fazer um bom alogamento após um treino vai relaxar a musculatura e evitar dores ao longo do dia, mas uma pesquisa publicada pela Mayo Clinic, nos Estados Unidos, mostrou que o ato de se alongar não apenas melhora a flexibilidade e, consequentemente, a amplitude de seus movimentos, como também a sua performance em atividades físicas. Além disso, diminui o risco de lesões, permite que os músculos trabalhem com mais eficácia e aumenta o fluxo sanguíneo muscular. E isso tudo independentemente de você ter treino ou não.
Por que se alongar antes de sair da cama?
“Você tem de preparar o seu corpo para o que está por vir e isso inclui aquecer as articulações, que muitas vezes têm que aguentar a monotonia das posições de trabalho, por exemplo”, diz Bianca Vilela, fisiologista da Bianca Vilela Saúde Corporativa.
Além disso, “pela manhã, seu nível hormonal está revigorado devido à manutenção feita pelo organismo durante o sono, enquanto, ao fim do dia, o músculo já está tenso pois já sofreu a ação do cortisol. Por isso, fazendo os movimentos de manhã, seu ganho, em termos de benefícios, será maior”, completa Bianca.
5 alongamentos para fazer na cama
Camila Belluomine, gerente das modalidades coletivas da Smart Fit, ensina abaixo 5 alongamentos para fazer na cama e começar o dia energizado. Ela indica manter cada posição por 30 a 40 segundos antes de passar para a próxima.
1. Abraçar os joelhos
Como fazer: Deite-se com os costas na cama, traga os dois joelhos de encontro ao peito e abrace-os, puxando o bastante para sentir o alongamento da lombar e dos posteriores de coxas.
2. Torção de coluna
Como fazer: Mantenha as costas na cama e dobre os joelhos de modo que a planta dos pés encostem na cama. Abra os braços em cruz, com palmas das mãos no chão. Então, deite as duas pernas juntas para um lado, segure pelo tempo determinado e leve-as para o outro lado. Mantenha a postura. Os ombros devem permanecer encostados no colchão.
3. Extensão de perna para o alto
Como fazer: Ainda com os braços em posição de cruz, estique as duas pernas. Traga apenas uma delas para o alto o máximo que conseguir sem dobrar o joelho. Segure pelo tempo indicado e repita com a outra.
4. Extensão total do corpo
Como fazer: Essa é a famosa “espreguiçada”. Deitado de costas, estique os pés de forma que a ponta dos dedos apontem para a parte inferior da cama. Leve os braços para cima da cabeça e estique os braços em direção à cabeceira da cama. Imagine que seus membros estão sendo puxados nessas direções.
5. Relaxamento dos músculos posteriores
Como fazer: Ajoelhe-se e sente sobre os calcanhares. Deixe o tronco cair para a frente e as mãos para trás. A testa toca suavemente a cama.
Mais sobre alongamento
Peça a orientação dos especialistas!
Os professores da Smart Fit podem te ajudar a encontrar o treino certo, turbinando a sua rotina fitness com exercícios eficientes. Seja qual for o seu objetivo (ganhar massa muscular, emagrecer ou melhorar o condicionamento), confira a academia mais perto de você e os planos disponíveis.